Evento do sistema Faesp/Senar discutiu questões voltadas ao fortalecimento do setor produtivo nacional
Um momento especial de troca de experiências. Assim os presidentes de cerca de 200 sindicatos rurais definiram o segundo Encontro de Lideranças do Agro, no final de semana, em Campinas. Palestras motivadoras e uma análise do setor agropecuário nacional na atualidade serviram de pano de fundo para a encontro, onde puderam ser identificadas questões comuns a regiões distintas e assuntos que abrangem todos os produtores rurais do estado.
Na abertura, o presidente do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp/Senar), Tirso Meirelles, falou da alegria de ver o crescimento do setor no último ano, fruto de um trabalho exemplar dos líderes. Reiterando o compromisso da Faesp com a melhoria constante do campo paulista, ele ressaltou que o fortalecimento dos produtores tem sido o diferencial, assim como parcerias estratégicas, como a do Sebrae.
“Vivemos um momento complexo, com questões como o tarifaço e a incapacidade do produtor rural de pegar o Plano Safra, sob pena de ficar endividado. Entretanto, precisamos sempre olhar o copo cheio. Vocês, lideranças rurais, fazem a diferença. A força do setor agropecuário paulista depende da força de cada um dos senhores”, frisou Meirelles.
Os presidentes foram unânimes na opinião da importância de encontros como esse para unir ainda mais os produtores. Guilherme Vicentini, de Altinópolis; Antonio Ginack Junior, de Monte Aprazível; e Beatriz Bonádio, de Sales Oliveira, lembraram que mais importante que participar do encontro é compartilhar com os produtores de suas regiões os ensinamentos obtidos no evento.
“Os encontros são fundamentais para o aprimoramento, mas é preciso que esse conhecimento que adquirimos aqui seja replicado em nossas regiões. A boa liderança é aquela que trabalha para o engrandecimento de todos”, afirmou Carlos Renato Prince, de Monteiro Lobato.
Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae, ressaltou a parceria com a Faesp, por meio de projetos que fortalecem o empreendedorismo no campo. Ele adiantou alguns programas que vão construir um vínculo ainda mais forte, com ações que vão além da existente com a Comissão Semeadoras do Agro, visando estimular o aumento da participação não apenas de mulheres, mas também de jovens, em novos negócios no campo.
O encerramento contou com a palestra do jornalista Augusto Nunes e de Joyce Maffezzolli, da Revista Oeste, que fizeram um balanço do momento atual do setor agropecuário. Para Nunes, o setor agropecuário precisa assumir protagonismo nesse momento de discussão sobre reciprocidade de tarifas. Responsável pelos constantes superavits da balança comercial e parte importante do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o agro precisa ter voz ativa nas reuniões que envolvam o comércio brasileiro.
“É necessário que haja uma política de longo prazo, para trazer segurança aos produtores, assim como é necessário que o ministro da Agricultura seja alguém que conheça a realidade do campo, as dificuldades enfrentadas para se conseguir financiamento e seguro rural. O que vemos são pessoas que não entendem as necessidades do setor”, criticou Nunes. Joyce ressaltou a importância dos produtores e a necessidade de se fazerem ouvidos pelo governo.
A diretoria da Faesp, que acompanhou todo o evento, aplaudiu o crescimento do setor agropecuário paulista em números e importância. O vice-presidente Eduardo Luiz Bicudo Ferraro e os diretores Pedro Lucchesi, Marcio Vassoler e Ademar Pereira reafirmaram que, ao fim do evento, já se iniciariam os trabalhos para que o próximo Encontro de Lideranças do Agro reforce ainda mais a união do setor produtivo paulista, mostrando a força do campo.
Galeria
The post Lideranças do agro paulista se reúnem em Campinas appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.