Judeus que apoiam Mamdani na eleição de Nova York são ‘estúpidos’, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 4, que judeus que apoiam a candidatura de Zohran Mamdani, do Partido Democrata, para a prefeitura de Nova York são “estúpidos”. Em declarações anteriores, o republicano já havia ameaçado cortar verbas da cidade caso o resultado seja favorável a Mamdani, muçulmano e autoproclamado socialista. O democrata é o favorito na disputa, sendo seguido pelo ex-governador Andrew Cuomo, que concorre como independente e recebeu apoio de Trump.

“Qualquer judeu que vote em Zohran Mamdani, um comprovado e autoproclamado antissemita, é uma pessoa estúpida!!!!”, escreveu Trump na Truth Social, rede social da qual é dono.

Na véspera, Trump exortou eleitores republicanos a apoiarem Cuomo ao invés do candidato de seu partido, Curtis Sliwa, que está em terceiro lugar nas últimas pesquisas. Em entrevista à emissora americana CBS no domingo, durante a qual se referiu ao candidato democrata como “comunista” — um rótulo que ele rejeita —, ele afirmou que os repasses seriam “desperdiçados” pela gestão de Mamdani.

“Será difícil para mim, como presidente, dar muito dinheiro para Nova York. Porque se você tem um comunista governando Nova York, tudo o que você está fazendo é desperdiçar o dinheiro que está enviando para lá”, ele disse. A cidade recebeu US$ 7,4 bilhões (quase R$ 40 bilhões) em repasses do governo federal neste ano fiscal.

+ Nova York vai às urnas: como funcionam as eleições na maior cidade dos EUA

Mamdani x Cuomo

Filho de imigrantes, Mamdani nasceu em Uganda e se mudou ainda jovem para os Estados Unidos. Aos 34 anos, ele tem se tornado uma figura de destaque dentro da política americana, sendo visto como uma nova voz dentro de um Partido Democrata que precisava desesperadamente de renovação. 

O deputado federal chama atenção ao falar publicamente sobre islamofobia, se posicionar a favor da Palestina e por ser hábil em se comunicar com uma parcela jovem do eleitorado. No entanto, líderes democratas tradicionais, como Barack Obama, evitaram manifestar apoio público ao candidato devido ao receio da possibilidade de que ele rompa com perfil moderado do partido.

Embora seja do partido Democrata, o experiente Cuomo concorre como candidato independente após ser derrotado por Mamdani nas primárias da legenda. Aos 67 anos de idade, ele chega com um currículo longo, tendo sido governador do estado de Nova York entre 2011 e 2021 e secretário de habitação dos Estados Unidos durante o governo de Bill Clinton.

Cuomo ganhou projeção durante a pandemia de Covid-19, quando se destacou a nível internacional por estabelecer uma gestão que se ancorava em dados técnicos — um contraste com as medidas promovidas pelo presidente Trump, então no primeiro mandato. No entanto, sua popularidade desabou após ser acusado de assédio sexual em 2021, um escândalo que levou à sua renúncia como governador. Ele se apresenta como uma alternativa moderada a Mamdani.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *