Ibovespa encerra o dia em estabilidade e fica abaixo dos 142 mil pontos

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário, encerrou esta terça-feira, 9, em estabilidade, com variação negativa de apenas 0,05%, aos 141.718 pontos. Durante a manhã, o índice chegou a ultrapassar os 142 mil pontos, mas não conseguiu manter o nível até o fechamento. O dólar operou em alta ao longo do dia, agora cotado a 5,43 reais, um aumento de 0,28% em relação ao fechamento de segunda-feira.

O resultado positivo da bolsa pode ser atribuído em grande medida à Petrobras, principal empresa do índice, cujos papéis registraram alta de 0,88% nesta terça. A estatal foi beneficiada pela alta do preço do petróleo em meio a um aumento na produção do cartel Opep+, que reúne os principais países produtores da commodity. Por volta das 17h, o futuro do barril de petróleo tipo Brent estava cotado a 66,4 dólares, uma alta diária de 0,6%.

No cenário doméstico, os investidores concentraram sua atenção no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal (STF) — considerando as implicações político-econômicas de uma eventual condenação da principal liderança da direita brasileira. Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado. É altamente provável que o ex-presidente seja considerado culpado pela Justiça. O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, manifestou seu voto a favor da condenação na tarde desta terça-feira.

Há incerteza no mercado financeiro a respeito de uma eventual reação do governo americano à condenação de Bolsonaro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs duras sanções a Moraes — incluindo a aplicação da Lei Magnitsky –, além de tarifas elevadas contra exportações brasileiras, alegando que Bolsonaro é vítima de uma perseguição político-jurídica. O julgamento do presidente termina na sexta-feira, 12.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *