Hora do “Papo Bon” sobre Inteligência Artificial (IA). Agradeço e vamos fazer valer seu tempo por aqui. 

Por Fábio Bonassa

Vivemos em um mundo cada vez mais impactado pela IA, e entender seus princípios e filosofias é o caminho para desbloquear um potencial ainda maior e obter melhores resultados. 

Hoje vamos explorar um princípio interessante que pode oferecer a resposta que você procura, tanto para a IA quanto para situações práticas no dia a dia. É o N.O.R.A. (No One Right Answer), ou em bom português, “não há uma resposta correta”. 

Imagem gerada pela IA ChatGPT

O que é N.O.R.A.? 

N.O.R.A. é um princípio que reconhece que existem várias respostas possíveis para um problema; e todas podem estar potencialmente corretas, dependendo de diversos fatores. Daí a importância de termos um prompt claro, objetivo e detalhado. 

Por exemplo, imagine que você está tentando decidir a melhor rota para chegar ao trabalho. A resposta certa pode variar dependendo de uma série de fatores, como o trânsito, o clima, obras no percurso, relato de algum acidente, entre outros. 

Ao fazer o prompt de solicitação para a IA usando o conceito N.O.R.A., você consideraria todas essas variáveis e estaria aberto a mudar sua rota conforme necessário, em vez de se apegar a uma única resposta certa.

Entenda como utilizar 

Para aplicar o N.O.R.A., comece por identificar claramente o problema a ser resolvido. 

Depois, mantenha a mente aberta para não ter dificuldade em entender novas ideias e abordagens, mesmo que elas desafiem seu modo de pensar atual.

Você precisa estar preparado para ajustar suas estratégias à medida que novas informações surgem. A adaptabilidade é uma habilidade crucial em um mundo regido pelo N.O.R.A. Ao abraçar a pluralidade de soluções possíveis, podemos explorar novos horizontes e alcançar soluções inovadoras e eficazes. 

Exemplo prático

Imagine que você é o gerente de RH de uma escola de idiomas e precise contratar novos professores. De acordo com o princípio N.O.R.A, há várias maneiras de abordar o processo de contratação. 

1 – Identificação do problema: contratar ótimos professores de idiomas de forma eficiente e eficaz. 

2 – Explorar diferentes opções: ao invés de buscar uma única resposta certa, explore várias soluções possíveis. Pode ser com entrevistas, presenciais ou online; solicitação de vídeos demonstrativos de aulas ministradas pelos candidatos, ou uma combinação dessas abordagens. 

3 – Avaliar as soluções: aqui você define viabilidade, eficácia e impacto. As entrevistas presenciais podem permitir uma avaliação mais precisa das habilidades dos candidatos, mas podem ser mais demoradas e custosas. Se forem online, podem ser mais convenientes e econômicas, mas podem não fornecer uma avaliação tão completa das habilidades do candidato. 

Note que foram consideradas várias soluções possíveis, avaliando-se vantagens e desvantagens, e se preparando para adaptar sua abordagem conforme o necessário. Isso é a essência do N.O.R.A.: reconhecer que não há uma única resposta certa para a resolução do seu problema. 

Semana que vem tem mais. 

Loading… 

Fábio Bonassa é radialista e jornalista (MTb 81674/SP) e escreve sobre (IA) Inteligência Artificial

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *