Leve seu gato ou cachorro para se vacinar a partir das 9h até às 11h ou enquanto durarem os estoques de 100 doses
A Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará a aplicação da vacinação antirrábica em cães e gatos na quarta, dia 10 de janeiro, na Base do Conseb´s (embaixo da base da Polícia Militar na região do Lago Artificial J. K. Williams), das 9h até às 11h ou enquanto durarem o estoque de 100 doses de vacinas que foram enviadas para essa ação no município. Importante salientar que em caso de chuva não haverá vacinação, por conta de se tratar de um espaço aberto.
Pessoas que fizeram o pré-cadastro de seus animais, por meio do formulário, já estão sendo comunicados por ligação pela equipe da saúde para confirmar a disponibilidade para a aplicação nesta data ou para permanecer na lista. Também será possível levar seu animalzinho de forma espontânea, sem o pré-cadastro, desde que atentem-se à quantidade de doses disponíveis.
Os tutores devem estar atentos quanto a data de aplicação da última vacina antirrábica, respeitando o período de 12 meses, já que a vacina é de aplicação anual.
Cachorros devem ser levados em uma coleira/guia e, em caso de animais antissociais, pede-se que seja colocado focinheira para evitar acidentes com outros animais e pessoas. Já os gatos podem ser levados em coleira ou caixa de transporte, tomando cuidado para que ele não possa fugir.
Não devem ser vacinados nesse momento os animais que estão debilitados ou doentes, pois o sistema imune do animal deve estar 100% para que a vacina seja eficaz. Também não devem ser vacinadas as fêmeas prenhas ou lactantes, deve-se esperar terminar o desmame dos filhotes para a aplicação.
Maiores informações podem ser obtidas ligando para 3471-4959 com o médico veterinário Matheus Berno.
O que é raiva animal?
A doença pode infectar qualquer mamífero, inclusive os seres humanos, podendo também ser fatal, como no caso dos animais domésticos. A única forma de proteger os pets da raiva é com a vacina antirrábica, com reforço anualmente.
O vírus da raiva se multiplica rapidamente e aloja-se nos nervos do animal, causando sintomas como agressividade, desorientação e excesso de saliva na boca, com aspecto semelhante a uma espuma de sabão, característica marcante da doença.
Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.