Pontuação da cidade passou de 30,50 para 73,50 pontos

Prefeito João Carlos dos Santos (o penúltimo à direita) recebe o certificado

Na manhã de quarta, 4 de dezembro, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a cerimônia de entrega dos certificados do Programa Município Resiliente. O evento contou com a presença do Vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, do Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, que recebeu o reconhecimento pelo avança da cidade, e reuniu representantes de diversos municípios paulistas.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O que é o Programa Município Resiliente?
O Programa Município Resiliente, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, incentiva os municípios a adotarem políticas públicas focadas na gestão de riscos e na redução de desastres. Alinhado às diretrizes da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), o programa avalia a capacidade das cidades de planejar, prevenir e responder a desastres, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Evolução de Garça no Programa
Garça registrou um crescimento de 43 pontos entre dois ciclos de certificação, saltando de 30,50 para 73,50, conquistando a 4ª maior evolução entre os municípios participantes.
As três primeiras cidades em evolução no ranking foram Amparo: +55 pontos (de 22,50 para 77,50), Ibirarema: +48,50 pontos (de 30,50 para 79,00) e Santo Antônio de Posse: +47,50 pontos (de 1,00 para 48,50).

Posição no ranking geral
Com 73,50 pontos, Garça alcançou a 56ª colocação no ranking estadual. As líderes foram São José do Rio Preto e Vinhedo (95,5 pontos cada), seguidas por Sorocaba (94,50 pontos).

Palavra do Prefeito
O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, explicou a excelente evolução da cidade no ranking deste ano: “São várias frentes diferentes que receberam atenção. Durante nossos dois mandatos nós atribuímos no orçamento recursos para a redução de desastres reimplantando as ações da Defesa Civil em Garça; investimos e realizamos obras de infraestrutura que colaboram para a redução do risco de desastres como drenagem urbana na Av. da Saudade e na obra da Fazenda União, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo; por meio de parceria entre a Prefeitura, o SAAE e a FAEF investimos na recuperação da mata ciliar do Córrego do Barreiro; investimos na segurança das escolas municipais e das unidades de saúde de Garça com a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), entre outras ações.  

Reconhecimento ao esforço coletivo
Os dados que sustentam a certificação de Garça foram obtidos por meio de indicadores como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (ieg-m), o Programa Município VerdeAzul (PMVA) e as diretrizes da campanha MCR2030. O avanço reflete o empenho da administração municipal em aprimorar sua gestão e implementar políticas públicas eficazes, mostrando um compromisso com a sustentabilidade e a resiliência, e beneficiando diretamente a população ao construir uma cidade mais preparada para enfrentar desafios futuros.

Entenda o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M)
O IEG-M é uma ferramenta criada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para medir a eficiência das políticas públicas nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, entre outras. O índice avalia a efetividade da gestão municipal, fornecendo subsídios para o aprimoramento das administrações públicas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *