A comitiva brasileira acompanhou especialistas canadenses da Imaginal Education, que apresentaram abordagens inovadoras para transformar o propósito da educação paraguaia até 2035
Ao longo da última semana, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) esteve presente no Paraguai cumprindo uma agenda institucional voltada à promoção da cooperação educacional e ao intercâmbio de experiências com instituições locais. As atividades incluíram visitas técnicas, reuniões com autoridades, capacitações e encontros com gestores escolares.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Como parte dessa programação, a comitiva participou do Congreso Educativo para el Desarrollo, la Productividad y la Tecnología, realizado em Assunção, no Paraguai. Promovido pela Asociación Visión Paraguay, o evento reuniu autoridades governamentais, especialistas em educação e inovação, além de lideranças acadêmicas, com o objetivo de discutir caminhos para uma transformação profunda e sustentável da educação paraguaia até 2035.
Representaram a FSNT o Prof. Dr. Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação, e Ariane Nishimura, superintendente do Colégio Shunji Nishimura, uma das instituições mantidas pela organização. A comitiva brasileira acompanhou os canadenses Thomas Rudmik, fundador da Master’s Academy & College e idealizador da Imaginal Education, e Jeff Graham, diretor do Imaginal Design Program, que conduziram duas das principais conferências do evento. A agenda contou com o apoio institucional do Imaginal Transformation Center Brasil (ITC Brasil), iniciativa mantida pela FSNT dedicada à difusão e implementação da Imaginal Education no país.

A conferência de Thomas Rudmik no Congreso Educativo para el Desarrollo, la Productividad y la Tecnología teve como tema “Transformación Imaginal: Construyendo el futuro que Paraguay merece”. Em sua fala, o educador apresentou o conceito de “educação imaginal” como uma abordagem voltada para o futuro, destacando a importância de preparar os estudantes para imaginar, liderar e cocriar realidades desejáveis. Já Jeff Graham apresentou a conferência “Respondiendo a la crisis de sentido a través de la belleza, la bondad y la verdad”, palestra que propôs o resgate de três pilares fundamentais da educação transformadora: a beleza, como caminho para a sensibilidade e a inspiração; a bondade, como base das relações humanas e da ética; e a verdade, como busca constante por sentido, conhecimento e autenticidade no processo de aprendizagem.
A programação do congresso incluiu momentos protocolares com autoridades paraguaias, como o Ministro da Educação, Luis Fernando Ramírez, além de apresentações artísticas, conferências e falas de representantes de instituições como a Universidad Politécnica Taiwán, a Federación de Cooperativas de Producción (FECOPROD), a Unión de Gremios de la Producción (UGP) e a Unión Industrial Paraguaya (UIP).
Além do congresso, a comitiva participou de uma ampla agenda de atividades voltadas ao intercâmbio de experiências e à disseminação da metodologia Imaginal Learning em diferentes contextos educacionais do Paraguai. A programação incluiu visitas a instituições de ensino como o Colegio Politécnico Johannes Gutenberg (CPJG), o Colegio Alberto Schweitzer (CAS) e a Universidad Evangélica del Paraguay (UEP), bem como reuniões com lideranças do setor empresarial, representantes da Igreja Hermanos Menonitas e autoridades governamentais, incluindo o Ministro da Educação, Luis Fernando Ramírez.
A comitiva participou também de uma capacitação no Centro de Atención al Consumidor (CHACOMER), direcionada a lideranças corporativas. A atividade abordou os fundamentos da aprendizagem profunda e da liderança transformadora, com foco na aplicação da Imaginal Education em ambientes organizacionais. A proposta reforçou a conexão entre inovação educacional e cultura organizacional, destacando como os valores humanos podem contribuir para o desenvolvimento de equipes e para o fortalecimento institucional.
Como parte das ações formativas, também foi realizado o Imaginal Leaders Transformation Workshop, promovido pela Asociación Hermanos Menonitas. Voltado a diretores, coordenadores e lideranças escolares, o workshop teve como objetivo discutir estratégias de liderança educacional alinhadas a uma visão sistêmica, ética e orientada ao desenvolvimento integral dos estudantes. A comitiva apresentou os fundamentos da Imaginal Education, demonstrando como a metodologia vem sendo aplicada no Brasil e dialogando com os participantes sobre caminhos possíveis para a construção de ambientes escolares mais inovadores, colaborativos e centrados em propósito.
A metodologia Imaginal Learning

A Imaginal Learning, metodologia desenvolvida por Rudmik e difundida internacionalmente, propõe uma abordagem educacional centrada na aprendizagem profunda (Profound Learning) e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Com base em conhecimentos das neurociências, ciências cognitivas e comportamentais, a proposta visa formar estudantes capazes de imaginar, projetar e construir futuros possíveis e desejáveis.
No Brasil, essa metodologia vem sendo disseminada com o apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, que promove workshops e formações em instituições de ensino de diversas regiões do país. A iniciativa teve início no Senai Pompeia e no Colégio Shunji Nishimura, e atualmente vem se expandindo por meio de parcerias estratégicas com instituições de ensino públicas e privadas.
“A transformação da educação exige visão, coragem e cooperação. Estar ao lado de parceiros como Thomas Rudmik e Jeff Graham, e ver o Paraguai mobilizado para redesenhar seu sistema educacional baseado no que a Fundação está fazendo no Brasil, reforça nosso compromisso com a inovação na educação e com a construção de soluções que respondam aos desafios do século XXI”, destacou o Prof. Dr. Elvis Fusco.
Com sua participação, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia reafirma seu protagonismo como agente integrador de inovação e conhecimento, contribuindo para o fortalecimento de redes latino-americanas comprometidas com uma educação mais humana, visionária e transformadora.