Feicorte começa com anúncio da regulamentação do fundo pecuário

Expectativa do setor é para a definição das entidades que participarão do comitê gestor do Fundesa-PEC

As principais lideranças da bovinocultura comemoraram na manhã desta terça-feira (17), na abertura da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), em Presidente Prudente, o anúncio da regulamentação do Fundesa-PEC.  O fundo é um instrumento complementar de indenização que poderá ser acionado para cobrir despesas operacionais emergenciais relacionadas à contenção, diagnóstico e erradicação de focos de febre aftosa, além de indenizar pecuaristas em caso de abate de animais por determinação sanitária.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, que estava acompanhado dos presidentes de sindicatos rurais da região, mais uma vez o governador foi sensível às demandas do setor agropecuário e aos pleitos da Federação. Agora, ressaltou, fica a expectativa para a nomeação das entidades que participarão do comitê gestor. A regulamentação estabelece que o produtor deverá contribuir com 0,0028 UFESPs por animal declarado a cada campanha de atualização cadastral, valor que corresponde a R$ 1,03 por bovídeo em 2025.

“Com a certificação do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, obtida em Paris no último mês, e o caso de Influenza Aviária ocorrido no Rio Grande do Sul, o fundo torna-se ainda mais urgente para os pecuaristas. A sensibilidade do governador Tarcísio de Freitas para com o setor agropecuário é energia para que o campo continue a responder com os constantes superávits na balança comercial”, afirmou Meirelles.

Durante o evento, o governador de São Paulo assinou o decreto que oficializa a doação do recinto da Feicorte à Prefeitura de Presidente Prudente. A área, que possui aproximadamente 18 hectares, será utilizada para a realização de eventos, exposições e atividades coletivas. A medida atende a uma antiga demanda da região e representa um avanço importante na estruturação de espaços públicos voltados ao desenvolvimento regional, reiterando a decisão de manter a feira oficialmente na cidade.

“Mais uma ação excepcional do governador, possibilitando que o espaço possa ser aproveitado para outros eventos e ajude a trazer de volta a tradicional exposição de gados de Presidente Prudente”, concluiu Tirso Meirelles.

The post Feicorte começa com anúncio da regulamentação do fundo pecuário appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *