Reunião virtual com representantes das Comissões Técnicas serviu para ouvir o setor agropecuário de São Paulo

Quais as perspectivas para o próximo Plano Safra? Como o seguro rural influencia na concessão do crédito? Essas e outras questões foram levantadas na manhã desta terça-feira (15), durante uma reunião virtual com representantes de 16 Comissões Técnicas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), principalmente num momento em que há tanta incerteza sobre os rumos da economia brasileira e mundial. O resumo da reunião será um documento que será entregue à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária para pontuar projetos e diretrizes essenciais para a viabilidade da produção.

A proposta da Federação é preparar um documento com as demandas e contribuições do setor agropecuário paulista, alertando que, se não houver uma atenção especial com o campo, a produção pode ser severamente comprometida, considerando que em muitas atividades os produtores podem não ter como arcar com seus compromissos. Como o agro depende muito do clima, aqueles que sofreram com os extremos climáticos, aliado aos baixos preços de comercialização, não estão encontrando condições de quitar a totalidade de seus financiamentos.

“Estamos acompanhando os desdobramentos do tarifaço americano e temos certeza de que, mesmo que num primeiro momento o Brasil seja beneficiado por essa guerra comercial, o mundo empobrecerá, pois o comércio internacional desacelerará. Quase 30% dos produtores paulistas não conseguiram acessar os financiamentos do atual Plano Safra e acredito que nesse ano não será diferente. Precisamos ter um plano de negócios bem estruturado”, frisou o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.

O gerente do Departamento Técnico e Econômico, Cláudio Brisolara, coordenou a reunião, que serviu ainda para apresentar as principais pautas que estão sendo acompanhadas pela CNA no Congresso Nacional. São Projetos de Lei que abordam desde a questão fiscal até a punição a invasores de propriedades rurais. Ele também apresentou um balanço do atual Plano Safra, demonstrando queda acentuada não apenas nos contratos de crédito, mas também no seguro rural.

“Vamos preparar um documento com as nossas ponderações para que o motor da economia não pare. Há um endividamento crescente do governo, o que limita os recursos para investimentos em setores estratégicos, como o agro. É uma situação complexa, onde sistematicamente menos produtores são atendidos pela política agrícola brasileira”, explicou Brisolara.

Painel de Dados

A assessora técnica Larissa do Amaral apresentou o novo Painel de Dados do portal da Faesp, com as principais informações voltadas para o setor agropecuário, no Brasil e no estado de São Paulo. Com um banco de dados robusto, que envolve informações dinâmicas de inúmeras entidades, o espaço permite acompanhar o valor da produção, postos de trabalho, exportações, produção, comercialização, preços e demais variáveis estratégicas para analisar as cadeias e traçar cenários.

The post Faesp prepara documento com propostas para o Plano Safra appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *