Comissão Semeadoras do Agro teve papel de destaque no evento que comemora 10 anos do CNMA e destacou o protagonismo feminino no campo e os avanços da representatividade das mulheres no setor

O Sistema Faesp/Senar-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) participou ativamente da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), um dos mais importantes eventos do setor, que está completando uma década de debates e conquistas voltadas à atuação feminina no agro brasileiro. O evento aconteceu dias 22 e 23.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Faesp, Tirso Meirelles, que destacou a relevância do congresso para fortalecer o papel das mulheres no campo e celebrou a presença de grandes nomes do agronegócio, como Francisco Maturro, presidente executivo da ILPF; Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura e atual senadora; Renata Camargo, gestora do CNMA; o especialista em Marketing e Gestão no Agronegócio, José Luiz Tejon; e Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura.
Em sua fala, Meirelles ressaltou o olhar diferenciado das mulheres diante dos desafios do setor. “As mulheres conseguem enxergar soluções que os homens muitas vezes não conseguem. No campo, cada vez mais a mulher fortalece a estrutura da família e também do processo produtivo”, afirmou. Ele destacou ainda o trabalho da Comissão Semeadoras do Agro, da Faesp, que leva a cultura do empreendedorismo feminino a produtoras rurais em todo o Estado de São Paulo, além das ações de saúde preventiva promovidas pelo projeto “Semear é Cuidar”, voltadas à prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
Durante a cerimônia, a organização do CNMA prestou homenagem à pesquisadora da Embrapa Mariangela Hungria, vencedora do Prêmio Mundial de Alimentação 2025 (World Food Prize), em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento de insumos biológicos e sustentáveis para a agricultura brasileira.
Na parte da tarde, após a entrega do 8º Prêmio Mulheres do Agro, a presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, conduziu a palestra “Semeando a liderança feminina no agronegócio: o legado das mulheres para um setor em evolução”. Em sua fala, Juliana destacou que a última década marcou avanços significativos com a presença feminina nas decisões rurais, mas alertou para os desafios culturais e estruturais que ainda dificultam o pleno reconhecimento da liderança das mulheres. E que a participação das presidentes, mulheres de presidentes e coordenadoras de sindicatos rurais, assim como das integrantes das Semeadoras, no Congresso, todas protagonistas de suas carreiras como líderes no agro, serve de incentivo para que outras mulheres despertem para explorar todo seu potencial no setor.
“Vivemos em uma sociedade em que o agro ainda é visto como um espaço masculino. Muitas mulheres que lideram propriedades não aparecem como líderes, enfrentam barreiras para fazer parte de associações, acessar crédito ou contratar seguro rural”, observou, reforçando que os sindicatos rurais, a Faesp e o Senar-SP, sensibilizados com a questão, têm ampliado o espaço para a participação feminina, como demonstra a presença de vários membros da diretoria da Faesp ao evento. Para ela, o fortalecimento da representatividade depende de apoio mútuo entre as mulheres. “Quando uma mulher cresce, todas crescem”, concluiu.
Em seguida, Juliana participou do painel “Todas, Conectando Mulheres”, ao lado de Jaqueline Silva (Canal Rural), Geni Schenkel (Movimento Agroligadas), Lúcia Bortolozzo (Sociedade Rural Brasileira), Maria Antonieta Guazzelli (Núcleo Feminino do Agronegócio) e Maria Iraclésia de Araújo (Sociedade Rural de Maringá). O grupo discutiu os pilares para o desenvolvimento profissional feminino — capacitação, sororidade e inteligência emocional — e a importância de fortalecer redes de apoio entre mulheres do agro.
O inédito espaço do Sistema Faesp/Senar, com 10 pequenas produtoras, ligadas aos sindicatos rurais, expondo seus produtos, foi um espetáculo à parte, atraindo muito a atenção dos visitantes do evento. Uma iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino no campo e fortalece toda a cadeia produtiva do agro.
Galeria







































The post Faesp e Senar-SP marcam presença no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio 2025 appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.













