Expo Proteção e Emergência 2025 apresentará novas soluções para setores de emergência e saúde e segurança no trabalho, de terça 26 a quinta-feira 28 de agosto, em São Paulo

IMG-20230913-WA0096 - Copia

Feira terá rodadas de negócios com Chile e Paraguai discutirá questões como a implementação da NR-1 no ambiente de trabalho

Os maiores players do Brasil no fornecimento de soluções para os setores de SST (saúde e segurança no trabalho) e emergência estarão reunidos na cidade de São Paulo/SP, de terça-feira 26 a quinta-feira 28 de agosto, para a 10ª Expo Proteção e Emergência, evento que atrai empresas e profissionais de todo o Brasil, para uma semana de apresentação de lançamentos, mas também de uma extensa programação de eventos de qualificação, como seminários, congressos e workshops.

A feira contará com 300 expositores, que representam mais de 1.000 marcas de produtos que vão de soluções de gestão, passando por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs),  até grandes equipamentos de proteção ou de atendimentos de emergência.  A expectativa é de que o evento receba em torno de 50.000 visitantes em três dias de realização.

A exposição tem visitação gratuita, das 13h às 21h, no Pavilhão 5 do São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km, Vila Água Funda – São Paulo/SP.

Um dos destaques da feira, segundo o diretor da Proteção Eventos, Alexandre Gusmão, é o incremento da participação de empresas focadas em inovações envolvendo Inteligência Artificial, “numa clara demonstração do avanço das novas tecnologias, com oferta de sistemas voltados a agilizar os mais diferentes processos dentro de empresas de todos os segmentos”, Ele lembra que “o próprio PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, obriga as empresas a adotar sistemas mais robustos para o processo de gestão.

RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO E A IMPLEMENAÇÃO DA NR-1

A implementação da Norma Regulamentadora Número 1 (NR-01), que será cobrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a partir de maio de 2026, e hoje é um dos assuntos que mais preocupa empresas de todos os segmentos, será tema do Seminário Programa de Gestão de Riscos (PGR), no dia 27 de agosto. A NR-1 e os novos desafios dos riscos psicossociais no trabalho será o foco das discussões.

A NR-1, ou Norma Regulamentadora nº 1, é uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que estabelece as disposições gerais sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Ela serve como base para todas as outras normas regulamentadoras, definindo obrigações, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores em relação à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A novidade é que a norma foi atualizada para incluir a avaliação de riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), enfatizando a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

RODADAS DE NEGÓCIOS COM VIZINHOS CHILE E PARAGUAI

Um dos pontos altos da Expo Proteção e Emergência será a participação de compradores do Chile e Paraguai, trazidos à feira através do Programa Brazilian Safety da Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho), com apoio da Apex. Os dois países foram escolhidos como foco da ação do programa por se exibirem economias estáveis, demanda em expansão por segurança no trabalho e condições favoráveis para negócios internacionais.

O Chile, quarta maior economia da América do Sul, tem na mineração sua maior fonte de geração de riqueza, responsável por cerca de 50% das exportações daquele país. Trata-se de uma atividade com alta demanda por EPIs de alta performance, tecnologicamente avançados e certificados, criando um mercado altamente atrativo para fornecedores brasileiros.

Já o Paraguai goza de estabilidade econômica e ambiente regulatório aberto ao comércio internacional. O país lidera o ranking latino-americano de clima de negócios, segundo a Câmara de Comércio Paraguai-Brasil (CCPB), estando à frente de economias maiores como México e Brasil. Esse cenário confirma um ambiente altamente favorável para investidores e exportadores brasileiros de EPIs.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *