Evento no Rio discutirá possibilidades de integração da América do Sul e bioceanidade

A Fundação Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, realizará, nesta sexta-feira, 29, das 14h às 18h, o Seminário “O Brasil no Centro do Mundo: a integração da América do Sul e a bioceanidade”. O evento tem a participação confirmada de especialistas e autoridades, como o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann. Na ocasião, serão abordadas as necessidades estratégicas da integração sul-americana, os desafios regionais, a evolução das instituições e o papel da bioceanidade como vetor de infraestrutura, logística e inserção internacional. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Estudos Nacionais Autônomo (CENA), do Instituto Brasileiro de Estudos Politicos (IBEP), da Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD) e da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP).

A mesa inaugural, que será realizada das 14 às 16 horas, terá como tema “Fundamentos da integração sul-americana: histórico, desafios e o novo contexto geopolítico”. O painel abordará os principais episódios e processos que deram forma à articulação regional na América do Sul, com foco em questões críticas e o contexto geopolítico contemporâneo. A discussão será moderada pelo diretor do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa, Marcelo Viana, e contará com a participação da doutora em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em política
externa sul-americana e segurança regional, Mônica Hirst; da doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e socióloga no IBRAM, Rita Coitinho; e do doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor da Escola Superior de Guerra (ESG) e ex-vicepresidente do BNDES, Darc Costa.

A segunda mesa, intitulada “Integração regional e bioceanidade: infraestrutura, logística e governança”, será realizada das 16h às 18h e examinará a implementação prática do conceito, com ênfase na importância da organização das estruturas de transporte para viabilizar a colaboração entre nações vizinhas. Dessa vez, a discussão será conduzida pelo presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, e contará com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann; do presidente da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro (ADS), Paulo Protásio; do economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Silva Barros; e do embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acuri.

O evento é gratuito. A sala, com capacidade para 280 lugares, está sujeita à lotação. Não é necessário realizar inscrição prévia. Estudantes universitários que participarem do seminário terão direito a emissão de certificado. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal @canalfcrb, no YouTube.

Informações:

29 de agosto (sexta-feira)
Das 14h às 18h
Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *