O Programa InovaSkill é uma iniciativa da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), apoiada por aceleradoras de startups e organizações nacionais e internacionais que promovem a inovação, como Mentto, Bluefields Aceleradora, Startup Leiria de Portugal, Imaginal Inc. do Canadá, Sebrae-SP, Centro Paula Souza e Senai-SP.
De abril a novembro deste ano, profissionais de empresas, como Jacto Agrícola, Jacto Portáteis, Unipac, CIAg, Síntegra, Jacto Clean e Orion, juntamente com alunos da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, participaram de trilhas em empreendedorismo de base tecnológica e inovação. Juntos, eles desenvolveram projetos tecnológicos colaborativos para resolver problemas das empresas participantes ou para gerar negócios inovadores nos mercados agro, saúde, indústria e serviços.
O Programa InovaSkill vai além do desenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores. Ele visa promover o desenvolvimento de competências em empreendedorismo de base tecnológica e inovação aberta, formando uma mentalidade empreendedora nos participantes e capacitando-os com conteúdo sobre empreendedorismo de base tecnológica e inovação aberta.
Além da apresentação dos projetos desenvolvidos durante o Programa InovaSkill, o evento contou com o Painel “Insights e Foresights da Inovação no Brasil”, que teve a participação de Rodrigo Grossi, Startup Manager da International Federation of Inventors’ Associations, Paulo Mendes, VP Global da SAP, e Paulo Humaitá, CEO da Bluefields Aceleradora.
Mais de 60 pessoas participaram do Programa, ao final, o projeto vencedor é uma solução integrada de monitoramento que emite alerta de contaminação de ambientes hospitalares em tempo real com armazenamento de dados em nuvem criado pela equipe EnviroClean.
Em segundo lugar ficou o projeto de redução de custos de produção para a agricultura famíliar da Tião Soluções e, em terceiro, um projeto para o mercado de segurança proposta pela equipe Eagle.
“Esse evento concretiza os passos que damos em direção ao fortalecimento do ecossistema de inovação regional”, destacou o presidente do conselho curador da FSNT, Franklim Shunjiro Nishimura.
O superintendente executivo da FSNT, Elvis Fusco, frisou que o Programa atingiu seu principal objetivo de transformação dos participantes por meio da imersão no universo da inovação e do intraempreendedorismo nas organizações.
“Os alunos participantes puderam vivenciar o cenário real da inovação e as empresas tiveram acesso aos melhores talentos da Fatec de Pompeia, inclusive vários deles foram contratados durante o programa”, comemora Fusco.
Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva: https://chat.whatsapp.com/I9wqNuzU9BeBfb6h7vh96i