Os Estados Unidos fizeram nesta quarta-feira, 22, o segundo ataque a uma embarcação no Oceano Pacífico. Segundo o secretário da Defesa, Pete Hegseth, as três pessoas que estavam a bordo morreram.
“Hoje, por determinação do presidente Trump, o Departamento da Guerra realizou mais um ataque cinético letal a uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada (OTD). Mais uma vez, os terroristas agora mortos estavam envolvidos em narcotráfico no Pacífico Oriental”, afirmou Hegseth.
Today, at the direction of President Trump, the Department of War carried out yet another lethal kinetic strike on a vessel operated by a Designated Terrorist Organization (DTO). Yet again, the now-deceased terrorists were engaged in narco-trafficking in the Eastern Pacific.
The… pic.twitter.com/PEaKmakivD
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 23, 2025
“Nossa inteligência sabia que a embarcação estava envolvida no contrabando ilícito de narcóticos, que transitava por uma rota conhecida de narcotráfico e que transportava narcóticos”, seguiu o secretário. “Três narcoterroristas do sexo masculino estavam a bordo da embarcação durante o ataque, que foi conduzido em águas internacionais. Todos os três terroristas foram mortos e nenhuma força dos EUA foi ferida neste ataque.”
“Esses ataques continuarão, dia após dia”, disse Hegseth. “Não são simplesmente traficantes — são narcoterroristas que trazem morte e destruição às nossas cidades. Essas OTDs são a ‘Al Qaeda’ do nosso hemisfério e não escaparão da justiça. Nós os encontraremos e os mataremos, até que a ameaça ao povo americano seja extinta.”
Primeiro ataque
O primeiro ataque a uma embarcação no Pacífico ocorreu na noite de terça, 21, em uma nova escalada de tensão após seguidas investidas das forças americanas a barcos no Caribe.
Com o ataque de hoje, já são nove as operações da Casa Branca na costa sul-americana desde o retorno de Donald Trump ao cargo de presidente. O republicano tem se utilizado de uma retórica anti-drogas para empreender ataques a embarcações oriundas da Venezuela que supostamente estariam traficando entorpecentes para o território americano.