Na última sexta-feira, 30 de abril, alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissionalizante em Agronegócio da Escola Estadual Cultura e Liberdade, além de participantes do curso Jovem Agricultor, desenvolvido pelo Senar em parceria com a unidade escolar, participaram de uma visita técnica à Agrishow 2025, realizada em Ribeirão Preto.

A feira é considerada uma das maiores do mundo no setor agrícola e a principal vitrine do agronegócio brasileiro.

Com soluções voltadas para todas as culturas e portes de propriedades, a Agrishow se consolidou como espaço de lançamentos de inovações e tendências tecnológicas.

Em sua 30ª edição, o evento reuniu mais de 800 marcas expositoras e atraiu cerca de 195 mil visitantes qualificados em uma área de 530 mil metros quadrados.

A visita integrou a proposta da nova modalidade de ensino implantada em 2024 na escola, com o Ensino Técnico Profissionalizante para alunos da 2ª série do Ensino Médio.

A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, permite ao estudante cursar simultaneamente as disciplinas do ensino regular e técnico, sem alteração na carga horária diária, que vai das 7h às 12h35.

Em 2025, a E.E. Cultura e Liberdade passou a oferecer cinco cursos técnicos: Administração, Logística, Eletroeletrônica (em parceria com o SENAI), Mecânica (SENAI) e Agronegócio.
Cada formação tem duração de dois anos e garante ao estudante dois diplomas ao final do ciclo: o do Ensino Médio e o de Técnico Profissionalizante, de acordo com a área escolhida.
Segundo o diretor da unidade, professor mestre Luiz Frederico Faia Destro, o objetivo da escola é qualificar os estudantes para o mercado de trabalho e aproximá-los da realidade profissional por meio de atividades práticas, como visitas técnicas.
“Agradecemos ao prefeito Diogo, que viabilizou o transporte dos alunos, e à empresa Orion, responsável pelo custeio dos ingressos. Foi uma experiência enriquecedora para todos”, destacou.