Em audiência pública, MJSP discute concorrência no mercado pet

Em agosto deste ano, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promoveu, a pedido da parlamentar Gisela Simona (União-MT), uma audiência pública para tratar dos possíveis impactos gerados a partir da fusão entre as empresas Petz e Cobasi – as maiores do setor. A união das companhias acendeu um alerta para um possível monopólio na área. No próximo dia 17, o embate ganhará um novo capítulo: o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), convocou nova audiência para discutir com a sociedade aspectos concorrenciais relacionados aos mercados de Pet.

O tema tem preocupado instituições, que alertam para possíveis riscos de concentração de mercado e aumento nos preços de produtos e serviços para animais, caso a fusão se concretize. Presente na primeira audiência, o Instituto Caramelo, organização brasileira sem fins lucrativos que atua no resgate de animais, recuperação e adoção, representado pela responsável técnica Marília Lima, alertou sobre as possíveis consequências.

As solicitações para acompanhar in loco, contribuições e pedidos de participação oral deverão ser encaminhadas até o dia 10 de outubro de 2025 para os e-mails audienciapublica@cade.gov.br e gab06@cade.gov.br e deverão seguir os termos constantes no Edital nº 721, de 30 de setembro de 2025, Processo SEI CADE 08700.009264/2024-29. 

Até a última atualização desta matéria, as empresas Petz e Cobasi ainda não tinham se pronunciado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *