O Programa de Pós-graduação em Saúde Animal, Produção e Ambiente da Universidade de Marília (Unimar) tem se consolidado como um importante polo de inovação científica e tecnológica no setor agropecuário. Prova disso, é o recente avanço conquistado pelo mestre Renan Rossi, egresso da graduação e do mestrado profissional da Instituição, que desenvolveu e validou uma vacina autógena voltada à proteção de tilápias, atualmente com aplicação em todo o território nacional e em expansão para o mercado internacional.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A pesquisa teve início durante sua trajetória no mestrado, em uma parceria com a empresa Inata Biológicos, onde Renan atua profissionalmente. O trabalho resultou na validação científica da vacina que já vinha sendo produzida pela empresa, ampliando sua credibilidade no mercado e proporcionando reconhecimento nacional e internacional.
A orientadora da pesquisa e docente do Programa, a Profa. Dra. Patrícia Bueno, destacou a trajetória do acadêmico. “Renan é um ex-aluno da graduação e buscou a pós-graduação para ter ascensão de carreira e, nessa parceria, validamos a vacina que já era produzida por eles, após longo período de estudo. Esse processo é muito importante para a Unimar, porque a empresa acreditou em nossa credibilidade, uma vez que ao passar pela avaliação do corpo docente, o produto ganha novo olhar no mercado. O Renan atuou com maestria e, por conta desse trabalho em conjunto com a Unimar, hoje ele é um dos maiores representantes no segmento de vacinas autógenas, mostrando que a formação acadêmica quando alia excelência científica à aplicação prática gera grandiosos frutos”, destacou a docente.
A docente do Programa de Pós-graduação, Profa. Dra. Maria Angélica Miglino, também enalteceu a relevância do projeto. “A vacina desenvolvida tem como objetivo prevenir doenças bacterianas que afetam diretamente a produção de tilápias, uma das principais espécies cultivadas no Brasil. O Renan desenvolveu uma vacina que não apenas cumpriu os requisitos acadêmicos do mestrado, mas que abriu portas para novas perspectivas internacionais. Esse tipo de trabalho representa o novo modelo de pesquisa, voltado para as necessidades econômicas do país e com foco em resultados aplicáveis”, explicou.
Renan atualmente é um dos principais nomes da Inata Biológicos, com atuação na área de aquicultura e em segmentos como suinocultura, avicultura e outras cadeias de proteína animal. A vacina está em uso há cerca de três anos e é reconhecida por sua eficácia e eficiência.
Para ele, a Unimar teve o papel de destaque na sua construção de carreira.
“A Unimar sempre nos ofereceu excelente estrutura, desde a graduação até o mestrado. O apoio da fazenda experimental da Universidade foi essencial para a validação dos testes. A parceria com a empresa resultou em um produto que hoje está sendo registrado internacionalmente, como em Honduras, e já é amplamente utilizado no Brasil. O mestrado foi um divisor de águas na minha carreira”, contou.
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal, Produção e Ambiente, destacou que o curso tem como missão levar inovação, tecnologia e conhecimento diretamente para a sociedade e para as empresas. “Nosso foco está na qualidade da matriz curricular, na capacitação do corpo docente, no apoio aos egressos e na constante melhoria da infraestrutura. Casos como o do Renan mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Com iniciativas como essa, a Universidade de Marília reafirma seu papel de protagonista na formação de profissionais comprometidos com a ciência, a inovação e o desenvolvimento sustentável do país.