Com o objetivo de avançar na qualidade da educação pública em Pompeia, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação esteve em Maracaju, no Mato Grosso do Sul, para conhecer de perto a filosofia educacional Profound Learning, idealizada pelo canadense Tom Rudmik e implementada com sucesso na rede municipal daquele município.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A comitiva contou com: Claudine da Rocha Pinheiro Bezerra, Márcia Regina das Neves Ferreira Vinholo, Raquel Pereira Relvas, Luciana Cássia Capel e Rosana Hilsdorf, acompanhadas pelo Sr. Ivan Lyo Shiozawa, da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de dialogar com professores, estudantes, servidores e a equipe técnica da Secretaria de Educação de Maracaju, conhecendo os desafios, estratégias e resultados da adoção do novo modelo de ensino.
Para a secretária de Educação, Claudine Pinheiro, a experiência amplia as possibilidades para o município. “Essa troca foi extremamente enriquecedora. A partir do que vimos e ouvimos, podemos avaliar de forma responsável a possibilidade de implementar essa filosofia em nossa rede, adaptando à nossa realidade e aos nossos alunos”, destacou a secretária.
O prefeito Diogo Ceschim reforçou que iniciativas como essa fortalecem o compromisso da gestão com a inovação e o desenvolvimento humano.
“Investir na formação de nossas equipes e buscar referências de sucesso é essencial para garantir uma educação pública cada vez mais qualificada. Queremos transformar a vida dos nossos estudantes e oferecer oportunidades reais para o futuro, ressaltou.
A filosofia *Profound Learning* já é aplicada no Colégio Shunji Nishimura, em Pompeia, e a expectativa é que a experiência sirva de base para a elaboração de um plano de implantação que valorize as especificidades do município.
A Prefeitura segue empenhada em construir uma educação pública de qualidade, transformadora e alinhada aos desafios do presente e do futuro.