Na luta contra a dengue, uma iniciativa inovadora está ganhando destaque na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Pingo de Gente, situada no Jardim Continental, na zona Sul de Marília. Conscientes de que a educação é a chave para combater não apenas a doença, mas também o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, as professoras e alunos da instituição lançaram o “Jornal Pingo News”.

A primeira edição deste jornal traz uma série de matérias e ações desenvolvidas pelos alunos no combate à dengue. Entre os destaques, estão a limpeza da área verde da escola, noções de cidadania, dicas de higiene e uma exposição de arte. Os desenhos elaborados pelos alunos foram exibidos no hall de entrada da escola, oferecendo à comunidade escolar e aos visitantes uma visão clara da importância do engajamento no combate à dengue.

A iniciativa teve origem em um simples folheto construído coletivamente pelos alunos do Infantil II, com o apoio das professoras. A partir dessa atividade, as professoras Bruna e Jaqueline conceberam a ideia de criar um jornal para documentar as ações e aprendizados das crianças.

“Tudo começou com um folheto. As crianças do Infantil II construíram um folheto informativo de maneira coletiva, tendo as professoras como parceiras de escrita. E durante a semana ainda foram realizadas várias outras atividades. Após a experiência, as professoras Bruna e Jaqueline tiveram a ideia de produzir um jornal para documentar tudo”, relata a diretora da Emei Pingo de Gente, Patrícia Mesquita Rodrigues.

A edição do jornal foi distribuída aos familiares por mensagem de WhatsApp e também foi impressa em tamanho maior para ser afixada nas paredes da escola. Além das informações e fotos das atividades realizadas, o jornal também contém um QR Code que direciona os leitores para um vídeo gravado na escola, ampliando assim o alcance e o impacto da iniciativa.

Mauro Brito de Abreu, diretor de Divulgação e Comunicação da Prefeitura, elogia a ação: “É legal as crianças se verem no jornal, isso gera nelas um sentimento de protagonismo. Também é um ótimo jeito de levar a informação para os pais e toda a família, já que é muito fácil de compartilhar e mostrar a evolução dos filhos”.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Esta iniciativa da Emei Pingo de Gente não apenas destaca a importância da educação na prevenção da dengue, mas também demonstra como o envolvimento das crianças pode gerar um impacto significativo não apenas em suas famílias, mas em toda a comunidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *