Novas técnicas substituem atitudes agressivas do passado, que traumatizavam o animal, por uma relação de respeito, segurança e confiança
O curso de doma racional de cavalos representa um avanço significativo para o manejo moderno no campo, ao substituir métodos tradicionais e muitas vezes agressivos por técnicas baseadas em etologia, respeito e leitura comportamental do animal. Ao compreender a linguagem natural do cavalo, o trabalhador rural desenvolve habilidades mais seguras, eficientes e éticas, reduzindo o estresse do animal e prevenindo acidentes. Além disso, a doma racional favorece a construção de confiança mútua, ampliando a capacidade de resposta do equino e melhorando seu desempenho em atividades de lida, esporte e trabalho cotidiano.
O instrutor do Senar-SP José Milton da Silva, nos seis anos que ministra o curso pelo Senar-SP, tem conseguido consolidar uma relação de confiança entre homem e animal. Ao invés de impor autoridade pela força, o domador estabelece uma relação de parceria, promovendo um aprendizado mais eficiente, duradouro e seguro tanto para o animal quanto para o trabalhador rural. Criado na fazenda e tendo presenciado muitas situações que perpetrava maus tratos, ele decidiu levar aos trabalhadores de fazendas os métodos humanizados dos cursos do Senar-SP.
“Quero estender essa atuação para outras ações com animais, como o curso de rédeas, que realizei esse ano. Fui criado em fazenda, vi muita coisa errada nessa ligação e acredito que posso contribuir também em outras frentes, como rédeas, trabalhando com a lida do gado”, frisou o instrutor.
No contexto da vida no campo, esse conhecimento transforma rotinas e amplia possibilidades. Propriedades que adotam práticas de doma racional tendem a ter cavalos mais saudáveis, obedientes e longevos, diminuindo custos com manejo inadequado e problemas comportamentais. Para o produtor e para o peão, a técnica impulsiona profissionalização, fortalece a cultura do bem-estar animal e contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso, seguro e produtivo. Em um agro cada vez mais tecnificado e exigente, investir na doma racional significa alinhar tradição e inovação, desenvolvendo relações mais sustentáveis e inteligentes entre humanos e animais.
Procure no Sindicato Rural da tua cidade a relação dos cursos programados para 2026. Todos são gratuitos e abertos àqueles que querem investir em capacitação.













