Construir laços de afetividade é um dos objetivos do projeto “Encontro de gerações”, que leva crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs), dentro do Educandário Dom Duarte, na capital paulista, para visitarem os idosos que moram no residencial Lar Sant’Ana Butantã. A Liga Solidária administra os CEIs em parceria com a prefeitura de São Paulo.
O projeto começou em junho deste ano e, em dias específicos, crianças na faixa etária de três anos passam a manhã no residencial, junto com os idosos. As brincadeiras são variadas, como desenhos e pinturas ou o “Basquete inclusivo”, em que se tenta acertar bolinhas em uma bacia; há a parte musical com o resgate de canções infantis, junto com instrumentos sonoros. “Ao se aproximarem dos idosos, as crianças podem ter contato com diferentes culturas e realidades”, explica Patrícia Nunes, supervisora de Educação Continuada da Liga Solidária.
A intenção do projeto é fortalecer o vínculo, a aproximação e o cuidado com o outro, a partir de um olhar sensível para a especificidade corporal, física e cognitiva de crianças e idosos. Desta forma, surge um valor fundamental: o respeito às diferenças e às limitações físicas de quem já passou dos 60 anos.
“As integrações possibilitam estabelecer laços de afetividade, atitudes de respeito e carinho entre as gerações. É uma experiência para a vida!”, resume Patrícia.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U