O ano de 2025 tem se revelado bastante promissor para o sucesso dos K-dramas, séries dramáticas de televisão produzidas na Coreia do Sul. Abreviação do termo “Korean drama”, as famosas produções se popularizaram mundialmente com temas voltados ao romance, fantasia, suspense ou ação. Em um levantamento realizado com 957 brasileiros, a empresa Ecglobal revelou que quase 90% dos participantes assistem a produções sul-coreanas, e que, deste total, 55% das pessoas afirmou assistir a algum K-drama pelo menos uma vez por semana.
Os dados obtidos mostram que as produções televisivas sul-coreanas possuem um alcance ainda maior do que a música, acompanhada por mais de 70% dos entrevistados com alguma frequência. Do número total de pessoas consultadas, 852 apontaram interesses por aspectos da cultura do país asiático, com hábitos de consumo divididos entre séries (55%), tecnologia (55%), filmes (48%), comida (44%), beleza e cuidados com a pele (41%) e música (41%).
A popularização crescente das plataformas de streaming tem se manifestado também entre o público sênior e de meia idade. Um relatório do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) constatou que dentre a faixa etária de 60 anos ou mais, 56,8% das pessoas que têm acesso à internet consomem conteúdos de filmes, séries ou vídeos online. Isso revela que este público não está alheio aos novos lançamentos e produções que têm chegado nas plataformas. Conheça três k-dramas que têm feito sucesso nos streamings:
Typhoon Family
Estreia recente da Netflix, Typhoon Family acompanha a história de Kang Tae-poong, um jovem privilegiado da Coreia do Sul dos anos 90 que nunca precisou trabalhar ou arcar com responsabilidades — até o momento em que uma reviravolta transforma radicalmente sua vida. Com a morte do pai durante a crise financeira de 1997, o rapaz se vê obrigado a herdar a empresa em apuros da família e lidar com as consequências de um amadurecimento inesperado ao assumir a chefia. Enquanto tenta salvar o negócio do falecido pai, o protagonista cria um forte vínculo com uma contadora humilde, que o dá forças para atravessar o momento conturbado da crise financeira que assolou o país. Com apenas quatro episódios até o momento, a produção já se revelou um sucesso promissor no universo dos k-dramas.
Amor de Mentirinha
Lançamento do Disney+, o novo k-drama Amor de Mentirinha é protagonizado pelo astro de Parasita Choi Woo-shik e acompanha uma jovem designer que descobre uma traição de seu noivo. Frustrada com a situação, ela se embriaga e acaba passando uma noite com um rapaz que possui o mesmo nome de seu ex. Em meio a uma dinâmica divertida e por vezes caótica, os dois criam um acordo para forjar um casamento de 90 dias na tentativa de ganhar um prêmio luxuoso: uma mansão dada pelo governo como recompensa a alguns recém-casados. Com 12 episódios, a direção de Song Hyun-wook, de O Rei de Porcelana, se tornou o primeiro k-drama a entrar no Top 10 do Disney+.
Se a Vida te Der Tangerinas…
Disponível na Netflix, a produção sul-coreana se passa na ilha paradisíaca de Jeju e acompanha a relação entre dois jovens ao longo de décadas. Diante de uma série de obstáculos, conquistas e perdas que colocam em prova se o amor dos dois é capaz de perdurar, a série traz uma reflexão sobre o tempo, os afetos e a coragem de seguir em frente em meio ao turbilhão da vida. Inspirada em uma história real, a trama acompanha a vida rural de dois jovens na famosa ilha de plantações de tangerinas — daí a inspiração do nome da série —, nos anos 1960. A narrativa conta as histórias de Ae-sun, uma jovem sonhadora que almeja grandes conquistas fora de seu vilarejo, e Gwan-sik, um rapaz reservado e fiel, em meio a um processo de amadurecimento que se inicia como um retrato da juventude e segue com o passar de muitos anos. Com 16 episódios, a série é protagonizada por IU (Lee Ji-eun) e Park Bo-gum e se tornou a produção não falada em inglês mais vista da plataforma.