Atualmente são 7 emissoras distribuídas por várias regiões do Estado de São Paulo, a contar por Marília. Ouvintes de Araras, Campinas, Ipuã, Mogi Guaçu, Porto Ferreira e Ribeirão Preto são beneficiados pelas ondas sonoras com música agradável e boa informação. A comunicação flui, tanto que muitas lojas e estabelecimentos comerciais da Cidade Símbolo de Amor e Liberdade passaram a adotar a frequência 101,9 FM como a sonorização ambiente.
“Neste primeiro ano de Marília um fato que nos deixa muito felizes é notar que, ao parar no sinal, você consegue ouvir que o carro ao lado está sintonizado na Conteca FM, ou ao entrar numa loja, o estabelecimento optou por adotar a emissora como sonorização ambiente”, sintetizou o superintendente da Rede Conecta, Luiz Eduardo de Souza, durante recente entrevista coletiva concedida aos principais órgãos de Imprensa de Marília por videoconferência.
Atualmente, o grupo SL Mandic e a Rede Conecta é presidido pelo CEO Dr José Luiz Cintra Junqueira e a emissora em Marília tem como gerente comercial Dorival José da Silva, o Dori, que tem uma trajetória de trabalho muito bem associada a grandes êxitos na comunicação social, na publicidade e no veículo rádio.
A aderência às sonoridades da Conecta FM 101,9 pela comunidade de Marília e região – já que a emissora abrange ao menos 33 cidades no entorno, alcançando uma população de quase 900 mil pessoas – se confirma por vários indicadores. “Um deles é o comercial”, apontou Luiz Eduardo. “Empresas anunciam conosco desde o início e os contratos são renovados ou ampliados, frequentemente”, assegurou o executivo.
O resgate do perfil comunicativo, interativo e de bom gosto – características que fizeram a história do rádio em Marília – vem se comprovando na personalidade que a emissora se coloca ao entrar na casa dos ouvintes, em seus automóveis ou nos ambientes corporativos, além dos ambientes comerciais. “Adotamos uma curadoria para manter a audiência, reproduzindo inclusive músicas e hits que estão vivos na memória afetiva de muita gente”, observou.
Este princípio é o de não produzir uma rádio estática, mas sim o de fomentar uma emissora viva, sempre respeitando as características dos ouvintes.
Além disso, se o ouvinte favoritar determinadas músicas e estilos, todas as vezes que a canção estiver para ser executada, ele receberá um alerta no seu celular. Esses alertas são emitidos dentro de uma coerência, justamente para não atrapalhar a vida do público. Portanto, a Conecta avisa de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, não gerando quaisquer importunações. Os alertas são autorizados pelo ouvinte, que pode desautorizá-los também.
O primeiro ano de operação da Conecta FM em Marília está sendo comemorado como um grande êxito e novas fases a emissora entrará para consolidar sua personalidade como veículo de comunicação e órgão de Imprensa.
“Em Araras, em nosso primeiro ano, realizamos uma pesquisa e fomos reconhecida a 2ª emissora de rádio da cidade. Iremos fazer a mesma pesquisa em Marília e, com certeza, os resultados serão bem próximos disso”, contextualizou.
Embora o veículo rádio, assim como a TV, seja um dos meios de comunicação que disputa a atenção do público com as mídias sociais e internet, levantamento apontam que, no mínimo, há três ambientes de consumo onde a presença do rádio é indiscutível e predominante: deslocamentos (em veículos, como automóveis e vans), ambientes comerciais e corporativos e residencial.
“Os deslocamentos ocorrem em dois momentos do dia: das 6h às 9h e das 17h às 20h. Por isso, o nosso jornalismo nestes períodos trazem o enfoque geral, pois o ouvinte ficará informado por nossa emissora dos principais fatos do Brasil e do mundo, com notícias que irão ser úteis para seu cotidiano naquele dia. Quanto aos ambientes, priorizamos uma seleção musical que se encaixa perfeitamente com a sonorização para gerar conforto ao público e ao consumidor”, disse.