Como funciona a repescagem para a Copa do Mundo; confira seleções classificadas

As Eliminatórias da América do Sul chegaram ao fim, e se a derrota do Brasil gerou mais dúvidas do que certezas, do outro lado do campo, a Bolívia comemorou a classificação para a repescagem da Copa do Mundo depois da vitória para cima da canarinho. Desde 1994 sem participar do mundial, a seleção boliviana tem a chance de conquistar uma das duas últimas vagas no torneio de playoff. Entenda como funciona a repescagem:

A repescagem da Copa do Mundo envolve seis seleções (duas da América do Norte e Central e uma da América do Sul, Oceania, África e Ásia), em disputa pelas duas últimas vagas no mundial. São duas fases, com quatro jogos, previstos para março de 2026.

As duas melhores seleções pelo ranking da Fifa entram apenas na fase final. As outras quatro seleções se enfrentam conforme sorteio, e as vencedoras avançam para encarar as com melhor ranking. As duas vencedoras dos segundos confrontos vão à Copa.

Até o momento, Bolívia e Nova Caledônia, vinda das Eliminatórias da Oceania, já têm vaga garantida na repescagem. A seleção sul-americana busca sua quarta participação na Copa, depois de jogar em 1930, 1950 e 1994. O arquipélago no Oceano Pacífico busca sua primeira aparição no torneio.

A Europa é o único continente que tem uma repescagem interna. Com 16 vagas diretas para o mundial, 12 são garantidas nas Eliminatórias da Uefa (União das Associações Europeias de Futebol). As 12 seleções que ficarem em segundo lugar nos seus grupos e quatro vencedores de grupo da Liga das Nações com melhor posição no ranking da FIFA, fora dos classificados diretos, se enfrentam pelas quatro vagas restantes.

Formato antigo

Até a edição de 2022, no Catar, a repescagem tinha um formato diferente. Com apenas quatro seleções, disputando pelas mesmas duas vagas, a seleção da América do Sul enfrentava a representante da Ásia e o time da África encarava o adversário da Oceania. A Europa também tinha sua repescagem própria, com direito a três vagas, entre 12 países.

Confira seleções classificadas para a Copa do Mundo 2026

América do Norte: Canadá, Estados Unidos, México (países-sede)

América do Sul: Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai

África: Marrocos e Tunísia

Ásia: Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia e Austrália

Oceania: Nova Zelândia

Repescagem: Bolívia (América do Sul) e Nova Caledônia (Oceania)

Confira quantidade de vagas por continente: 

Europa: 16 vagas

América do Sul: 6 vagas

América do Norte e Central: 6 vagas

Ásia: 8 vagas

África: 9 vagas

Oceania: 1 vaga

Repescagem: 2 vagas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *