“É importante identificarmos a vocação de cada município e este encontro está valorizando a vocação de Araçatuba e estimulando as lideranças da nossa pecuária”, garantiu.
Por Fala Marilia
O Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) abriu nesta quarta-feira, dia 30 de julho de 2025, a terceira edição do Siran Summit Agronegócio, transformando Araçatuba, a 525 quilômetros de São Paulo é tradicionalmente conhecida como a Terra do Boi Gordo, no centro das discussões sobre o setor.
Grandes lideranças e nomes de peso da pecuária de corte e do aperfeiçoamento genético de rebanho participam da programação, que começou nesta quarta e continuará na quinta-feira, dia 31 de julho.

A solenidade de abertura aconteceu na tarde desta quarta, no recinto do Botânico Hotel, com as presenças do presidente da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Tirso Meirelles; do presidente do Siran, Thomas Arias Neves Rocco; do prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta; e do coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Luís Henrique Barrochelo, que na oportunidade representou o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

“É uma alegria estar retornando para Araçatuba e confesso que estou muito feliz em ver que, quando se propõe a fazer algo, tem que fazer bem feito. E o Thomas Rocco e toda a organização do Siran Summit estão de parabéns”, considerou o presidente da Faesp.
Meirelles ressaltou o quanto é valioso quando um município identifica sua vocação. Araçatuba, por sua vez, está se voltando à sua vocação, na pecuária de alto nível, referência não só em todo o Estado de São Paulo, mas no Brasil inteiro.
“O Siran Summit está estimulando a liderança de Araçatuba no agro, se voltando para levar tecnologia e trazer inovação para todo o setor”, ponderou.
O presidente da Faesp salientou o quanto é fundamental o produtor rural ou o pecuarista realizar o plano de negócio, ante uma macroeconomia ameaçada pela excessiva carga tributária e uma péssima política de juros.


“Ao fortalecermos o produtor, também estaremos fortalecendo o sindicato rural que dá sustentabilidade para a produção agrícola”, apontou.
O presidente do Siran e anfitrião do evento, Thomas Rocco, salientou, no período da manhã antes da cerimônia de abertura, que Araçatuba está reafirmando o seu protagonismo como referência na pecuária brasileira.

“É fundamental o Summit concentrar e proporcionar informações que irão auxiliar as tomadas de decisão dos produtores rurais e pecuaristas. Através dos painéis, que concentram referências na pecuária de precisão, no melhoramento genético e nas tendências do agronegócio, será possível ampliar informações técnicas para que sejam tomadas as decisões mais assertivas”, apontou.
Merenda da Terra

O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, lançou durante o 3º Siran Summit o programa de fomento à agricultura familiar ‘Merenda Terra’.
A partir de agora, conforme detalhou o chefe do Poder Executivo, a Prefeitura Municipal de Araçatuba irá priorizar a compra de produtos alimentícios produzidos por produtores rurais familiares da cidade e região.
“A proposta é chegarmos, num curto espaço de tempo, a 100% da merenda escolar servida em Araçatuba seja abastecida pela produção rural de cooperativas, de pequenos produtores e de agricultores familiares. Será um ganho econômico e qualitativo”, assegurou.
A programação do 3º Siran Summit prossegue nesta quinta-feira, dia 31 de julho no recinto do Botânico Hotel, em Araçatuba. Nos dois dias de evento, conforme informações do presidente do Siran, Thomas Rocco, serão esperadas mais de 1.600 pessoas.








