A entidade já contemplou e premiou produtores de outras categorias, como queijos, chocolates, azeites, cafés especiais, cachaças, mel e cervejas artesanais
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA-SP), lançou o edital do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025, voltado para molhos de pimenta.
As inscrições estão abertas até 9 de setembro e devem ser realizadas no site da CNA, mediante preenchimento de ficha específica.
Segundo Fernanda Regina Silva, organizadora do prêmio e assessora técnica, a iniciativa visa valorizar produtores rurais artesanais, promovendo a profissionalização e agregando valor aos alimentos.
“A CNA entendeu que esse é um mercado crescente, onde cada vez mais os pequenos produtores estão diversificando sua produção de pimenta, agregando o valor. Porque uma coisa é você vender a pimenta in natura, outra coisa é processar, ter uma agroindústria, industrializar direitinho, atender uma legislação específica, rotulagem e comercializar esse molho de pimenta”, explica.
Cada participante pode inscrever um produto em cada uma das duas categorias disponíveis: Molho de Pimenta Agridoce e Molho de Pimenta Salgado. Uma das exigências para participar ter uma produção anual superior a 200 mil litros de molhos de pimenta.
As amostras devem ser enviadas à CNA até 29 de setembro, em seis embalagens individuais de 80 ml, devidamente rotuladas conforme a legislação. A avaliação será dividida em três etapas: júri técnico, júri popular e análise das histórias dos produtos.
Na primeira etapa, especialistas nacionais avaliarão tecnicamente a qualidade dos molhos inscritos. Os cinco melhores produtos de cada categoria passarão para a fase de júri popular, realizada em ambiente público e com avaliação às cegas.
A última etapa consiste na análise das histórias dos molhos finalistas, considerando a trajetória dos produtores, tradições envolvidas e métodos de produção.
Serão premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria, com certificados, prêmios em dinheiro e o Selo de Participação Ouro, Prata ou Bronze. E os prêmios em dinheiro variam de R$ 12 mil para o primeiro lugar a R$ 4 mil para o quinto colocado.
Desde 2019, o Prêmio CNA Brasil Artesanal reconhece a qualidade da produção artesanal brasileira e impulsiona o mercado de alimentos diferenciados.
Já foram contemplados produtos como queijos, chocolates, salames, azeites, cafés especiais, cachaças, mel, vinhos e cervejas artesanais. As datas da avaliação popular, da divulgação oficial dos resultados e da cerimônia de premiação serão divulgadas no site e nas redes sociais da CNA.
Para conhecer o cronograma e participar, veja o regulamento e faça sua inscrição através do link: https://cnabrasil.org.br/eventos/premio-cna-brasil-artesanal-2025-molho-de-pimenta
The post CNA está com inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal 2025 – Molho de Pimenta appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.