Encontro online flexibiliza participação de leitores
“Canção para ninar menino grande”, de Conceição Evaristo, é leitura de novembro (11/11 – 20h) do Clube de Leitura Conta Logo! A obra é uma das leituras obrigatórias da Fuvest 2026 e aborda temas como masculinidade negra, responsabilidade afetiva e as diferentes formas como homens e mulheres vivenciam as relações amorosas.

A participação é gratuita e o encontro é online, pelo Google Meet, mediante inscrição pelo link: https://forms.gle/XnTYWF97HvBaQjXa6.
A narrativa conta a história de Fio Jasmin, mas o faz por meio das mulheres que atravessam o caminho do ferroviário — Pérola Maria, Neide Paranhos da Silva, Juventina Maria Perpétua e Dalva Ruiva são algumas delas.
Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos dessas vivências nas relações com as mulheres negras.

O livro é um mergulho na poética da escrevivência.A obra está disponível gratuitamente para leitura, sem fila de espera, na BibliON: https://biblion.odilo.us/info/cancao-para-ninar-menino-grande-01013414.
Com encontros mensais e uma proposta que valoriza obras clássicas e contemporâneas, nacionais e estrangeiras, sempre de até 200 páginas, o Clube busca incentivar o hábito da leitura e mostrar que livros curtos também podem gerar reflexões profundas sobre o mundo e sobre nós mesmos.
A mediação é feita por Ana Laura Xavier, bibliotecária, e Reinaldo Pereira da Cruz, psicólogo clínico e professor.Fotos: Divulgação













