A manhã foi de emoção, união e empatia no coração de Marília. A 3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo reuniu um grande público e coloriu de azul as principais ruas e avenidas da região central, em um verdadeiro manifesto de amor, respeito e inclusão.

Realizada pela AMANDIM (Associação de Mães de Autistas e Neurodivergentes de Marília) com apoio da Prefeitura – por meio das secretarias municipais da Saúde e da Educação –, a ação integra a programação do “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Com saída da rua 9 de Julho, na esquina com a avenida Tancredo Neves, a caminhada seguiu em direção à Biblioteca Municipal, levando faixas, cartazes e mensagens de acolhimento. Crianças, famílias, profissionais da saúde e da educação, voluntários e simpatizantes do movimento se uniram por uma causa urgente e necessária: tornar a sociedade mais preparada para compreender e respeitar as diferenças.

“Ficamos muito felizes em participar deste momento tão importante. É assim que vamos, juntos, construir uma linha de cuidado sólida, capaz de atender o autista em toda sua diversidade”, afirmou a secretária da Saúde, Paloma Libanio.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por comportamentos repetitivos e dificuldades na comunicação e interação social. A identificação precoce é fundamental para garantir mais qualidade de vida e desenvolvimento às pessoas com autismo. Em Marília, 903 pessoas estão atualmente diagnosticadas com o transtorno.

Além da caminhada, outras ações compõem a agenda do Abril Azul na cidade, como palestras, seminários e eventos abertos à comunidade, todos com o objetivo de informar, capacitar e sensibilizar a população.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *