Cão da Polícia Penal é usado em ações terapêuticas em lar de idosos no interior de SP

Screenshot_3

Iniciativa busca melhorar o bem-estar e utilizar a Terapia Assistida por Animais (TAA) em Pirajuí (SP). Cães terapeutas são utilizados também em Jundiaí (SP)

O projeto “Guardiões do Bem-estar”, organizado pela equipe do canil do Complexo Penal de Pirajuí (SP), está utilizando a Terapia Assistida por Animais (TAA) para levar mais alegria ao Lar de Idosos São Vicente de Paulo.

Logan Junior, um pastor belga malinois, foi o responsável por levar mais afeto e alegria aos moradores do local, que puderam aproveitar o momento de descontração e fortalecer vínculos afetivos.

“Foi um dia especial em que nossos acolhidos puderam lembrar dos bichinhos que eles tinham antes de chegarem aqui. Ver o sorriso no rosto de cada um deles não tem preço”, afirma Viviane Pereira, assistente social da instituição.

A ação terapêutica também pode auxiliar no alívio do estresse, a reduzir sintomas de ansiedade e depressão, a melhorar o humor e a estimular a comunicação, benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA).

Cão da Polícia Penal é usado em ações terapêuticas em lar de idosos de Pirajuí (SP) — Foto: Divulgação

Cães terapeutas

Em Jundiaí (SP), a golden retriever Monalisa e Candy Lúcia, uma cadela sem raça definida (SRD), também fazem visitas a hospitais e lares de idosos.

Danila Buzo, adestradora dos dois animais, afirma que é necessário avaliar o perfil individual dos bichos para saber se eles estão aptos a participar das terapias, já que não são todos que atendem aos requisitos.

Fonte: g1 Bauru

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *