Califórnia remove plantação ilegal com milhares de pés de maconha em parque nacional

Uma plantação que cultivava maconha ilegalmente foi removido do Parque Nacional da Sequoia, localizado no estado americano da Califórnia, por guardas florestais. A informação foi divulgada na última quinta-feira 21, por meio de um comunicado à imprensa publicado pelo Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos (NPS, na sigla em inglês).

Cerca de 2.377 plantas de maconha, aproximadamente 900 kg de detritos e vários produtos químicos perigosos — incluindo metamidofós, um inseticida altamente tóxico e proibido no país desde 2009 — foram retirados da reserva por meio de operações manuais e com o uso de helicópteros para transporte por cabo.

Segundo as autoridades, o espaço de plantio irregular foi descoberto e invadido em 2024, mas ainda não havia sido desmantelado devido à presença de produtos químicos perigosos. As investigações sobre o responsável pela plantação estão em andamento, e nenhum suspeito foi preso até agora.

O campo de cultivo causou uma série de danos ambientais, incluindo o desmatamento da vegetação natural, escavações nas encostas para receber mudas de maconha, evidências de atividade de caça furtiva, abertura de trilhas ilegais com o desvio do fluxo de um riacho próximo, a instalação de sistemas de irrigação e a criação de poços para armazenar a água.

+ Lavrov elogia Trump e diz que líderes europeus ‘não querem a paz’ na Ucrânia

As operações de combate ao tráfico de drogas aumentaram em intensidade e frequência no interior e nos arredores dos parques nacionais Sequoia e Kings Canyon nas últimas duas décadas, com impactos ambientais relevantes, uma vez que uma única planta grande de cannabis ao ar livre necessita de 20 a 30 litros de água por dia em seu pico de crescimento, e os pesticidas utilizados no cultivo podem envenenar o fluxo d’água utilizado para o escoamento.

Mesmo com a droga tendo sido legalizada na Califórnia em 2016, um comércio ilegal bem-sucedido tem causado danos ambientais em todo o estado, resultando no declínio da vida selvagem e na contaminação do meio ambiente por pesticidas e produtos químicos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *