Cinco Cadeias Produtivas Locais (CPLs) da região estão dando passos importantes rumo ao reconhecimento oficial e à definição do grau de maturidade pelo Programa SP Produz, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE/SP). A mobilização está sendo conduzida pela ADIPA – Associação de Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos, que atua como entidade gestora das cadeias.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
As cadeias produtivas que participam do processo são:
• Amendoim de Tupã
• Café de Garça
• Frutas Nativas de Adamantina
• Leite de Tupã
• Turismo Corporativo de Marília

Mesmo antes da divulgação oficial do edital, a ADIPA realizou, no SEBRAE Marília, o primeiro encontro preparatório, reunindo representantes das empresas de alimentos (agronegócio), da Pesquisa, do Governo e da Sociedade Civil Organizada (Sebrae, Senai, Ciesp, Fatec, Senac, CATI, Sest Senat e Fundação Shunji Nishimura). O objetivo foi auxiliar as CPLs na elaboração de seus planejamentos estratégicos, solicitados na primeira etapa do programa.


Com os planejamentos estratégicos elaborados, os representantes das cadeias participaram do segundo encontro, em 19 de maio, também no Sebrae, onde especialistas avaliaram os trabalhos para aprimorar os planos de ação.
O terceiro encontro, realizado na sexta-feira, 1º de agosto, marcou a validação da primeira etapa do programa.

Representantes das entidades parceiras e das CPLs se reuniram para trocar experiências e alinhar estratégias para a segunda fase que determinará o grau de maturidade de cada cadeia produtiva.
Além do caráter técnico, o encontro foi um momento de reflexão sobre colaboração, cooperação e construção coletiva. A presidente-executiva da ADIPA, Sandra Matunoshita, perguntou aos presentes:
“Como setores tão distintos podem se fortalecer mutuamente e contribuir para o crescimento regional?”
E respondeu em seguida:
“Seguimos firmes com a certeza de que juntos somos muito mais fortes, porque trabalhando em harmonia para o bem comum, podemos realizar feitos incríveis.”
Encerrando o encontro, Sandra reforçou o impacto do trabalho coletivo:
“Estamos construindo algo de grande valor para toda a região e futuras gerações!”