Iniciativa do Sistema Faesp/Senar reforça a importância do diagnóstico precoce e amplia o acesso à informação e a exames preventivos no meio rural
O projeto Semear é Cuidar percorreu, entre os dias 15 e 17 de dezembro, municípios do interior paulista com ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero, reforçando a importância do cuidado com a saúde das mulheres do campo. A atividade integra o Projeto Saúde no Campo, do Senar-SP, que busca ampliar o cuidado e a orientação em saúde no meio rural.
Em Santa Rosa de Viterbo, no dia 15/12, a iniciativa fortaleceu a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, destacando que a prevenção também deve chegar às áreas rurais. O encontro ressaltou a importância da informação, do acesso aos serviços de saúde e do diagnóstico precoce como ferramentas essenciais para salvar vidas.
No dia 16/12, o projeto esteve em Caconde, com uma programação ampliada que abordou tanto a prevenção do câncer de mama quanto do câncer do colo do útero. A partir da ação, as mulheres do campo do município passam a contar com acesso a exames gratuitos, ampliando as possibilidades de diagnóstico precoce.
Já em São José do Rio Pardo, no dia 17/12, foram realizados dois encontros do Semear é Cuidar, ambos voltados à saúde da mulher do campo. As ações reforçaram a necessidade de colocar a prevenção e o autocuidado no centro das prioridades, promovendo conscientização coletiva e fortalecendo a parceria com o Sindicato Rural local.
“Cuidar da saúde de quem produz é fundamental para o desenvolvimento sustentável do meio rural”, diz Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro, da Faesp, que está à frente dessas ações em conjunto com Sindicatos Rurais, a ONG Orientavida, e parceria com as prefeituras e secretarias municipais de saúde.
Galeria
Sindicato Rural de São José do Rio Preto
Sindicato Rural de Caconde
Sindicato Rural de Santa Rosa do Viterbo













