Assunção derrota candidatura Rio-Niterói e sediará Jogos Pan-Americanos 2031

A cidade de Assunção será a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031. A capital paraguaia venceu a candidatura brasileira Rio-Niterói e pela primeira vez recebe um evento esportivo deste porte.

A eleição ocorreu nesta segunda, 10, em assembleia na Panam Sports, em Santiago, no Chile, com 41 comitês das Américas votantes, totalizando 53 votos — os países que já sediaram os jogos têm voto dobrado — sendo 27 votos necessários para a vitória. No entanto, a comitiva de Dominica não chegou a tempo no Chile e não pôde votar. O resultado foi apertado de 28 a 24 votos (entre os 52 validados e sem abstenções) para a cidade paraguaia.

Assunção havia se candidatado para ser sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027, mas foi derrotada pela candidatura de Lima, no Peru, na disputa. Com a vitória para 2031, o país sedia pela primeira vez um evento esportivo deste tamanho, após receber a versão júnior da competição continental neste ano. O Brasil foi sede do evento com São Paulo 1963 e Rio 2007. 

Como foi a escolha?

O comitê de avaliação da Panam Sports visitou as duas cidades candidatas entre 28 de setembro e 3 de outubro. Durante a assembleia, ambas as comitivas apresentaram relatórios e suas propostas na assembleia antes da votação.

A candidatura Rio-Niterói subiu ao palco primeiro, com a presença do presidente e diretor-geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcos La Porta e Emanuel Rego, respectivamente. O presidente Lula também mandou um vídeo prestando apoio. As cidades também estavam representadas pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves. A maior medalhista olímpica do país Rebecca Andrade e o campeão paralímpico no atletismo Yohansson do Nascimento também discursaram.

Continua após a publicidade

A proposta brasileira se apoiava na reutilização de estruturas da edição de 2007 do Pan-Americano e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Niterói receberia 20 modalidades, como vôlei de praia, surfe e vela. Além da parte esportiva, as cidades teriam melhorias na infraestrutura, como a construção de uma de metrô ligando as duas cidades-sede e mais bondes elétricos e menos poluentes, os VLTs. O saneamento da Baía de Guanabara que estava prevista no projeto dos jogos olímpicos também seria finalizado antes de 2031. Uma vila pan-americana, no Porto Maravilha, também estava no projeto para revitalizar a região.

Em seguida, a comitiva paraguaia subiu ao palco para se apresentar. O país tentou ser sede para 2027, quando uma eleição foi convocada depois de Barranquilla, Colômbia não cumprir com as exigências da Panam Sports. Lima, no Peru, sede da competição em 2019, venceu o pleito, mas a capital paraguaia então teve mais tempo para fazer campanha para 2031.

Assunção chegou a nova disputa com a experiência do Pan Júnior realizado neste ano, e com a proposta de construir um estádio de atletismo e uma arena com capacidade para 10 mil pessoas no parque olímpico da cidade. Segundo o projeto, as estruturas esportivas concentradas em uma raio de 30 minutos na cidade, incluindo as instalações da Secretaria Nacional de Desporte e os equipamentos do centro do Comitê Olímpico Paraguaio (COP). O lema da campanha é “não ser apenas um anfitrião, mas um convite a seguir construindo”.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *