Representantes das Associações Comerciais das cidades de Marília, Pompeia, Bastos, Garça, Santa Cruz do Rio Pardo e Assis — integrantes da Região Administrativa 15 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) — realizaram uma visita técnica à sede da Associação Comercial e Industrial de São Carlos. O objetivo foi promover o intercâmbio de experiências administrativas e conhecer programas e serviços voltados ao fortalecimento do empreendedorismo local.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

De acordo com o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília e vice-presidente da Facesp, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, a missão regional foi produtiva em diversos aspectos. “Cada associação possui características específicas, mesmo com objetivos semelhantes. Essa diversidade nos permite enxergar novas possibilidades de atuação”, afirmou.
“Viemos conhecer o modelo adotado em São Carlos com a intenção de construir soluções conjuntas que beneficiem todo o sistema”, completou o dirigente, que já havia recepcionado a diretoria são-carlense em Marília.

Para Ivone Zanquim, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos, a visita simboliza o espírito colaborativo que une as entidades do interior paulista. “É uma grande satisfação receber colegas que, assim como nós, estão empenhados em fortalecer o comércio regional e oferecer suporte qualificado aos seus associados”, destacou. “A troca de experiências é essencial para o avanço coletivo.”
O gerente executivo da entidade anfitriã, Alexandre Rosa, ressaltou a importância do encontro. “Momentos como este são estratégicos para compartilhar boas práticas, alinhar diretrizes e buscar soluções conjuntas para os desafios comuns. Eles também nos motivam a continuar investindo em inovação e excelência no atendimento aos nossos associados”, pontuou.
Na avaliação do superintendente da Associação Comercial de Marília, José Augusto Gomes, encontros como esse devem ser realizados com maior frequência e incluir um número ainda maior de entidades. “É conhecendo as boas práticas de outras associações que conseguimos identificar caminhos para o crescimento e a profissionalização das nossas estruturas”, avaliou. “Esse tipo de integração contribui significativamente para o fortalecimento da rede de Associações Comerciais no Estado de São Paulo.”

Desde que assumiu a vice-presidência da Facesp, em fevereiro, Carlos Francisco Bitencourt Jorge tem promovido ações colaborativas entre as entidades. A cada dois meses, são realizadas reuniões específicas entre diretores e funcionários, além de encontros paralelos voltados exclusivamente aos executivos das associações.
“Com essas iniciativas, promovemos discussões mensais sobre temas comuns, considerando as realidades semelhantes que vivenciamos em nossas cidades”, explicou. “A proposta é tratar de demandas locais com uma visão coletiva e integrada”, finalizou o dirigente, que já articula a próxima missão regional.