Em setembro, o feriado nacional de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, cairá em um sábado, dia normalmente movimentado para o comércio em Marília devido à proximidade com o pagamento salarial.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, a abertura das lojas neste dia será facultativa.
“As lojas podem abrir, desde que respeitem a Convenção Coletiva do Trabalho, firmada entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores no comércio”, explicou.
José Augusto Gomes, superintendente da associação, reforçou que qualquer estabelecimento comercial pode operar em feriados, fins de semana ou datas comemorativas, desde que respeite a convenção coletiva.
“A loja pode abrir todos os dias, se quiser, respeitando os acordos trabalhistas”, afirmou. A associação comercial também disponibiliza o calendário de funcionamento do comércio local, que inclui um QR Code para acesso rápido à convenção.
Neste sábado, as lojas que decidirem abrir funcionarão até às 17h, como é costume nos primeiros e segundos sábados do mês. Gomes ressaltou que a abertura no dia 7 de setembro é opcional, seguindo as normas da convenção.
Ele também destacou que a mesma orientação se aplica aos feriados de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, e Finados, em 2 de novembro, ambos caindo em sábados. Além disso, lembrou que os únicos dias em que o comércio obrigatoriamente fecha são 1º de maio, Natal e 1º de janeiro.