Assistência Social inaugura Residencial Vida Longa para atender idosos

IMG-20251010-WA0008

Parceria com o Estado de São Paulo garante a Marília 28 unidades habitacionais para idosos em vulnerabilidade social, com investimento de R$ 6 milhões

A Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias de Assistência Social e Cidadania e Planejamento Urbano, em mais uma parceria com o Governo o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, entregou nesta sexta-feira (10), 28 unidades habitacionais do programa Vida Longa, localizado no Residencial “Isaias Antônio Marroni”, que fica na Rua Amador Bueno, n.º 1620, Jardim Califórnia.

O conjunto habitacional é voltado às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. O condomínio é um projeto social que possui uma área de 5 mil metros quadrados.

Cada unidade conta com 26 metros quadrados com piso antiderrapante. Os imóveis são mobiliados e também possuem botão de emergência. Além das unidades individuais, há espaços comunitários, como centro de convivência, academia ao ar livre e horta elevada. Tudo foi pensado para que as pessoas tenham vida longa com qualidade.

O núcleo contará com permanente acompanhamento social visando atender às necessidades e promover bem estar dos idosos.

Para o prefeito Vinicius Camarinha, seu governo está tendo a coragem de fazer o que é certo com apoio da Câmara, do vice-prefeito Rogerinho e de seu time de secretários.

“Encontramos a cidade abandonada, com problemas em todas as áreas, mas estamos trabalhando para fazer o que é certo e não o que é mais fácil”.

Ainda de acordo com o prefeito, esse residencial não é um privilégio, é um direitos dos idosos em vulnerabilidade de terem um espaço cuidado com dignidade e muito amor.

“Retribuímos aos idosos tudo que fizeram pela cidade ao longo da vida. E tudo isso aconteceu porque temos um grande parceiro que é o governador Tarcísio”, finalizou o prefeito Vinicius Camarinha.

Ainda segundo o prefeito, a credibilidade de seu governo trará mais investimentos e projetos para Marília. “Nosso governo foi eleito para cuidar das pessoas, e é isso que estamos fazendo. Cuidando das crianças com merenda de qualidade, uniformes e zera fila creche; cuidando da saúde com a reforma das unidades e o zera fila; e cuidando dos idosos com mais esse projeto social.

O Governo do Estado é nosso parceiro, e com a credibilidade que temos, vamos conquistar muito mais para nossa cidade”, disse Vinicius Camarinha.De acordo com o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, que representou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, esse é o dia que muda a vida de muitas pessoas com novo ciclo de dignidade e vida longa.

“O responsável por essa obra é o governador Tarcísio de Freitas. A Prefeitura de Marília é nossa grande parceira, e agradecemos o prefeito Vinicius Camarinha pelo apoio e pelo cuidado que terá nesse condomínio daqui em diante”.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi, esse é um momento muito feliz de Marília. “Esse é um serviço que vai prestar atendimento excepcional aos idosos.

O prefeito Vinicius Camarinha assumiu a cidade com muitos problemas, mas em 9 meses já está resolvendo muitas questões, pois p prefeito tem trabalhado muito. Você conhece um bom governo quando cuida das crianças, dos idosos e dos enfermos”, ressaltou o presidente da Câmara de vereadores.Representando todos os idosos que serão atendidos pelo Programa Vida Longa, as autoridades entregaram as chaves das unidades habitacionais a Iracema e Benedito; José de Paula; Maria Fátima de Paula Miranda; Roberto Antonio de Souza; Maria Luiza de Jesus e José Alves.Estiveram presentes familiares de “Isaias Antônio Marroni”, que dá nome ao residencial.

Na ocasião, o irmão de Isaías, Sergio Carlos Marroni, a sobrinha Eliana e a cunhada Marcolina representaram a família e receberam uma réplica da placa inaugural como forma de homenagem.

Após a fala das autoridades e a homenagem à família de Isaias Marroni, foi feito o descerramento da placa de inauguração pelo prefeito Vinicius Camarina e demais autoridades presentes. Na sequência, foram conhecer a cada da dona Clarice Pereira.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, esclareceu que o Programa Vida Longa tem como principal objetivo oferecer moradia gratuita e assistida a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, acima dos 60 anos, que ainda mantenham autonomia para as atividades diárias e cuja renda não ultrapasse dois salários mínimos.

“O objetivo é promover autonomia, dignidade e a inclusão social daqueles que já trabalharam e contribuíram muito com a sociedade. Uma moradia digna, bonita, segura e que proporcione vinculação afetiva com vizinhos, amigos e familiares faz com que esse idoso saia das estatísticas de violência, abandono e institucionalização, melhorando sua autoestima, sua saúde física e mental,” concluiu.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Tadeu Consoni, o investimento para implantação do programa é do Estado. “A Prefeitura cedeu a área, o Estado construiu e mobiliou as 28 unidades às suas expensas e a Prefeitura agora arca com os valores pós entrega das unidades habitacionais, como água e luz.

O investimento do Estado foi de R$ 6 milhões”, explicou Tadeu Consoni.O evento contou a presença de moradores do bairro, lideranças de entidades e conselhos, secretários municipais e vereadores.

Sobre as moradias

O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar ambiente agradável, e o Centro de Convivência garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Social. As casas possuem cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. São dotadas de itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Os imóveis já são mobiliados. Cada unidade contempla até duas pessoas (casal), sendo que poderão ser atendido um total de 56 idosos.

Sobre o programa Vida Longa

O programa é destinado a pessoas idosas, acima de 60 anos de idade, que vivem sozinhas ou com vínculo familiar fragilizado, em situação de vulnerabilidade e risco social. Elas não pagarão aluguel, nem água e energia elétrica. Os mobiliários foram comprados pelo Estado.

A gestão e a coordenação do espaço são de competência da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O equipamento passa a integrar a rede socioassistencial do município, com a oferta do Serviço de Acolhimento Institucional em República para Pessoas Idosas.

Cadastro social dos idosos Para o atendimento, os idosos são avaliados a partir do acompanhamento realizado pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e encaminhados para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) dentro das situações de risco social que se enquadram nos critérios.

Para participar do Vida Longa, os idosos devem residir há pelo menos dois anos no município, ter renda de até dois salários mínimos e autonomia para realizar tarefas diárias.

Após a avaliação, os idosos contemplados serão encaminhados para o residencial, sendo assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por coordenador, técnicos, auxiliares de cuidadores, entre outros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *