Assistência Social e Saúde realizam mais uma ação intersetorial com a população em situação de rua

Por: Rogério Cabral

01/07/2025

Imagem do WhatsApp de 2025-06-30 à(s) 16.22.20_0d07d534

Centro POP, Abordagem Social e Consultório na Rua orientaram a respeito da prevenção de doenças respiratórias

A Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania e da Saúde realizaram ação integrada no Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua –, na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, promovendo evento voltado a este público em parceria com SEAS – Serviço Especializado de Abordagem Social, Consultório na Rua e voluntários.

Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O inverno é uma estação particularmente desafiadora para as pessoas em situação de rua. A combinação de temperaturas baixas, condições meteorológicas adversas e a falta de abrigo adequado aumentam significativamente os riscos para essa população vulnerável, principalmente em um ano com inverno atípico como se tem observado.

Assim, a ação intersetorial tratou de assunto bastante relevante para este público que é a “Prevenção de Doenças Respiratórias”. Houve palestra, orientação, roda de conversa sobre a importância da prevenção e do autocuidado, principalmente na estação mais fria do ano e com ocorrência de várias frentes frias; ação social com a participação de barbeiros; gincana e alimentos típicos da época.

A equipe do Consultório na Rua realizou a abertura do evento, enfatizando que a exposição ao frio e à umidade aumenta o risco de doenças respiratórias, como resfriados, gripes e pneumonia. As pessoas em situação de rua dificilmente têm acesso a cuidados médicos adequados, o que agrava ainda mais esses problemas de saúde. A falta de abrigo e a exposição contínua a condições insalubres contribuem para a disseminação de infecções respiratórias.

Os cabelereiros Everton Andrade e Kauãn Pedro Silva Vieira realizaram 20 cortes de cabelo e barba em cerca de 30 usuários que participaram do evento.

Após palestra, roda de conversa e ação social, os usuários participaram da gincana com brincadeiras como frango na panela, argola e pesca. No final, foi servido cachorro quente, refrigerante, pipoca e doces típicos.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, elogiou a parceria com a Saúde, salientando o quanto tem sido importante a realização de ações intersetoriais como esta para a garantia de direitos desse público no acesso à saúde. “Temos acompanhado, neste início de inverno, noites extremamente frias fazendo com que os cuidados com a saúde sejam redobrados, não somente por quem já possui alguma condição crônica, mas por todas as pessoas. A prevenção é o melhor caminho para manter a saúde em dia, mesmo com as baixas temperaturas. A articulação entre o Centro POP, o SEAS e o Consultório na Rua, orientando este público, tem sido imprescindível para garantir um atendimento integral e adequado às necessidades dessa população. Mais uma vez agradeço a todos os envolvidos na ação e, em especial, à equipe do Centro POP, SEAS e Consultório na Rua nas pessoas de Carolina, Jaqueline, Juliana e Marcela, que reiteradamente têm se unido para cuidar dessas pessoas”, concluiu a secretária Hélide Parrera.

A secretária da Saúde, Paloma Libânio, explicou que “o frio mais intenso pode enfraquecer o sistema imunológico e tornar o corpo mais suscetível a infecções e que o ar seco pode ressecar as vias respiratórias, sendo a prevenção o melhor caminho nessas situações”. Disse ainda que a parceria com a Assistência Social tem rendido frutos satisfatórios em relação às pessoas em situação de rua.

Para o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), já é confirmado que há maior incidência de gripe no inverno facilitando a transmissão de vírus, como o da gripe, sendo necessário que todas as pessoas, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social como as que se encontram em situação de rua, se cuidem para evitar doenças respiratórias. “Continuaremos priorizando o atendimento e o cuidado aos nossos irmãos em situação rua, pois, além de ser um dos compromissos assumidos durante a nossa campanha eleitoral, é também uma obrigação em relação à atenção que deve ser dedicada a qualquer ser humano”, finalizou.

Sobre os serviços:
O Consultório na Rua (CnaR) é composto por uma equipe multidisciplinar que presta atendimento de saúde à população em situação de rua, indo ao encontro dos indivíduos e oferecendo cuidados integrais de saúde.

Por sua vez, o Centro POP é a porta de entrada no município das pessoas em situação de rua, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às17h, localizado na avenida Brasil, nº 518, telefone: (14) 3434-0249.

Fotos: Divulgação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *