Antiga sede da fábrica do jeans Staroup vai a leilão com deságio de 30%

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Imóvel de 286 mil m², localizado em Botucatu (SP), tem lance inicial de R$ 29,6 milhões

A antiga sede da Botucatu Têxtil, um dos grandes ícones da indústria têxtil nacional e fabricante da marca de jeans Staroup, está à venda em um leilão judicial com deságio de 30% em relação ao valor de avaliação. O lance inicial está fixado em R$ 29,6 milhões. Localizada em Botucatu, interior de São Paulo, a propriedade possui 286.010 m² de terreno e mais de 6.800 m² de área construída.

A segunda fase do certame, determinada pela Justiça, é realizada de forma online, pela plataforma Positivo Leilões, com recebimento de propostas até o próximo dia 21. Até o momento, duas empresas já se habilitaram para a disputa. O montante obtido com a venda será utilizado para quitar parte das dívidas com os credores da indústria.

A venda faz parte do processo de liquidação dos ativos da Botucatu Têxtil, cuja falência foi decretada em 2012. A alienação do patrimônio vinculado à marca Staroup está sendo conduzida em etapas. No ano passado, um imóvel que funcionava como filial em Avaré já foi leiloado. Outras duas áreas, situadas em região comercial valorizada na capital paulista e incorporadas à massa falida, serão disponibilizadas em breve. Após a venda de todos os imóveis, está prevista ainda a realização do leilão da própria marca Staroup.

O pregão ocorre pelo site www.positivoleiloes.com.br, o que possibilita a participação de pessoas e empresas de qualquer região do mundo. Na plataforma, os interessados têm acesso a todas as informações, editais, fotos, documentos e orientações sobre o processo de habilitação e envio de lances.

Popularidade e falência

O jeans Staroup, fabricado desde 1956, ganhou enorme popularidade nas décadas de 1970 e 1980, quando o jeans se tornou uma peça indispensável no guarda-roupa de jovens ao redor do mundo. A marca destacou-se por captar tendências da moda e se firmar como referência no mercado. Suas campanhas publicitárias, estreladas por celebridades, tornaram-se ícones culturais e receberam prêmios no Festival de Cannes. O sucesso foi tanto que a Staroup fez parte da abertura de “Dancin’ Days”, uma das novelas mais populares da TV Globo na época.

A empresa enfrentou graves dificuldades financeiras, iniciando um processo de concordata (atualmente conhecido como recuperação judial) no começo dos anos 2000. Em 2008, a situação se deteriorou ainda mais, resultando em uma nova tentativa frustrada de recuperação judicial, que culminou na falência da empresa quatro anos depois.

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