Para participar do processo seletivo é necessário preencher cadastro pela internet e pagar taxa de R$ 60; Faculdades de Tecnologia ofertam mais de 20 mil vagas em cursos superiores gratuitos
Os interessados em concorrer a uma vaga em um curso superior gratuito das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2025 devem se inscrever até amanhã (19), pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br.
A taxa de participação é de R$ 60 e poderá ser paga até as 16 horas da sexta-feira (20). A prova do Vestibular será aplicada em 12 de janeiro de 2025.
Para ingressar em um curso das Fatecs, o candidato aprovado precisa ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso.No momento da inscrição, é possível escolher uma formação em primeira opção e, caso seja de interesse do candidato, indicar outra opção, em qualquer Fatec e período.
São ofertados 97 cursos superiores de tecnologia gratuitos, presenciais e no formato online, com duração de três anos.
Para o primeiro semestre de 2025, as Fatecs ofertam 20.060 vagas, sendo 15.103 destinadas ao Vestibular e o restante aos candidatos do Provão Paulista. As oportunidades estão distribuídas entre as unidades de todas as regiões do Estado.
As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber data e horário de atendimento.
Novidades
Duas novas Fatecs iniciam as atividades em 2025:
• Fatec Porto Ferreira – disponibilizará as graduações tecnológicas em Desenvolvimento de Software Multiplataforma (40 vagas/manhã) e Logística (40 vagas/noite).
• Fatec Rio Claro – ofertará dois cursos superiores de tecnologia inéditos no Centro Paula Souza (CPS): Inteligência Artificial (35 vagas/manhã) e Gestão da Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa (ESG) (35 vagas/noite).
Outros quatro cursos superiores inéditos serão implantados:
• Big Data para a Indústria (40 vagas/noite), na Fatec São Carlos, na Região Central do Estado.
• Refrigeração e Climatização (40 vagas/manhã), na Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital.
• Design Gráfico (40 vagas/tarde), na Fatec Sumaré, na Região de Campinas.
• Sistemas Inteligentes (40 vagas/noite), na Fatec Pompeia, localizada na Região de Marília. O curso substitui Big Data no Agronegócio.
Somados às opções inéditas, será expandida a oferta de cursos já existentes para outras Fatecs. Confira as opções:
• Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Fatec Itatiba – 40 vagas/manhã;
• Ciência de Dados para Negócios: Fatec Sebrae – 35 vagas/tarde;
• Fabricação Mecânica: Fatec São Paulo – 40 vagas/manhã e 40 vagas/noite (substituindo Mecânica – Processos de Produção);
• Gestão da Produção Industrial: será implantado nas Fatecs – Araraquara – 40 vagas/noite; São Carlos – 40 vagas /noite; São Paulo – 40 vagas/ manhã; e na Fatec Taquaritinga – 40 vagas/manhã e 40 vagas/noite – (substituindo Produção Industrial);
• Gestão de Negócios e Inovação: Fatec Lins – 40 vagas/manhã (substituindo Gestão da Produção Industrial);
• Manutenção de Aeronaves: Fatec Sorocaba – 40 vagas/ manhã;
• Mecatrônica Industrial: Fatec Garça – 40 vagas/manhã (substituindo Manufatura Avançada);
• Projetos Mecânicos: Fatec São Paulo – 40 vagas/manhã e 40 vagas/noite (substituindo Mecânica – Projetos).
Outras informações pelos telefones (11) 4270-2739 (Capital e Grande São Paulo), 0800 878 2696 (demais localidades) ou vestibular.fatec.sp.gov.br
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios.
As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).