Aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril o Hackathon Unesp 2024, uma maratona para desafiar mentes criativas a encontrarem soluções inovadoras e tecnológicas para os problemas da sociedade.

Promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu e organizado pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da FCA, Liga Universitária de Empreendedorismo de Botucatu e Espaço de Inovação e Empreendedores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, o evento apresentou um  desafio de inovação e empreendedorismo para estudantes universitários de todo o estado.

Além de concorrer a prêmios, os participantes puderam desenvolver habilidades e competências alinhadas com o mercado de trabalho e ainda tiveram a chance de se conectar com grandes empresas contratantes da área do agronegócio.

DESAFIO

O tema do Hackathon Unesp 2024 foi “Como otimizar custos e tornar ambientalmente mais sustentável a produção agroflorestal?”. O desafio era o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a eficiência da entrega de mudas no campo, utilizando tecnologia IoT (Internet das Coisas) para gerar informações precisas, otimizar a logística, identificar problemas no processo de entrega e tomar medidas corretivas de forma mais eficiente.

PREMIAÇÃO

As melhores soluções desenvolvidas pelos participantes receberam premiação em dinheiro e a equipe AGRO-SHUNJI, formada por alunos da Fatec Pompeia Shunji Nishimura ficou em segundo lugar na premiação do evento. O trabalho que rendeu o prêmio foi uma solução logística com o uso de RFID para gestão de estoques. 

A equipe AGRO-SHUNJI foi formada pelos alunos Aharon Cassiano de Souza, Andre Barboza da Silva, Israel Nascimento de Oliveira, Ewandro F. Smaniotto e Willy Kevin Corrêa Da Rosa, que cursam Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão, curso inovador oferecido pela Fatec Pompeia e que forma profissionais aderentes às demandas do mercado de trabalho atual.

📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

PALESTRAS

Além da premiação recebida como vencedores na segunda posição, os alunos da Fatec Pompeia tiveram acesso às palestras sobre temas como Bioempreendedorismo, como começar uma startup, Aceleração de modelos de negócios e tecnologias industriais e mentorias sobre modelos de negócios e pitch.

A Fatec Pompeia tem se destacado nos últimos anos no fomento e formação de alunos com competências em empreendedorismo de base tecnológica que tem gerado vários prêmios em eventos de inovação e aprovação de recursos financeiros para startups dos alunos em editais de fomento como o PIPE da Fapesp.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *