Nesta quinta-feira, dia 4, a Embrapa, a GS1 e o Cubo Itaú promoverão, em São Paulo (SP), o Agro em Código 2025. O evento reunirá representantes do setor agroindustrial, pesquisadores e profissionais ligados à tecnologia de rastreabilidade para discutir a rastreabilidade no agronegócio. As práticas para atender às demandas da legislação europeia serão um dos destaques da programação.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
As vagas presenciais foram todas preenchidas antecipadamente, porém ainda é possível se inscrever para acompanhar a transmissão on-line. A inscrição para participação remota é gratuita e pode ser feita aqui.
Programação
Após o credenciamento no Cubo Itaú, às 8h30, a abertura será feita às 9h. A programação técnica terá uma atualização sobre a Lei Anti Desmatamento da União Europeia (EUDR na sigla em inglês). Aprovada em 2023, a regulamentação se aplica à importação de produtos agrícolas como soja, carne bovina, café, cacau, madeira, borracha e óleo de palma, que não podem ser oriundas de áreas desmatadas após dezembro de 2020. A nova regulamentação, que teve sua implementação adiada para meados de 2026, exige que os exportadores adotem mecanismos de rastreabilidade dos produtos.
Um desses mecanismos é a Plataforma Agro Brasil + Sustentável, criada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e desenvolvida pelo Serpro. A plataforma será apresentada no Agro em Código. Na sequência, um painel discutirá se o Brasil está preparado para atender às exigências da lei europeia quando ela entrar em vigor.
No período da tarde a programação do vento terá um painel sobre taxonomia sustentável, financiamento verde e rastreabilidade, focando no papel dos investidores e dos bancos no fomento à produção sustentável.
Exemplos de empresas que já estão adotando protocolos de rastreabilidade servirão para ilustrar o cenário atual no Brasil e ilustrarão, no último painel, como tecnologias emergentes como inteligência artificial, blockchain e big data estão revolucionando a rastreabilidade.
A programação detalhada com o nome e perfil dos palestrantes e painelistas pode ser conferida no site http://www.agroemcodigo.com.br/.
Realização
Esta terceira edição do Agro em Código faz parte da programação em comemoração aos 40 anos da Embrapa Agricultura Digital. O centro de pesquisa desenvolve soluções de rastreabilidade e também fornece informações para outras ferramentas por meio de APIs e da plataforma TerraClass, que monitora a cobertura e uso do solo no Cerrado e Amazônia.
O evento é realizado em conjunto com GS1 e Cubo Itaú e tem o Serpro e Paripassu como patrocinadores.
Serviço:
Agro em Código 2025
Quinta-feira, 4 de dezembro, 8h30
Cubo Itaú- Alameda Vicente Pinzon, 54 Vila Olímpia – São Paulo (SP)
Ingresso on-line aqui (os ingressos presenciais estão esgotados)













