Delegado Wilson Damasceno, atual secretário da Assistência, deixará cargo em função da exigência da legislação eleitoral
O advogado e ex-vereador Clóvis Melo é o mais novo secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, sucedendo o delegado Wilson Damasceno, que deixará o cargo devido às exigências da legislação eleitoral em vista de sua intenção de concorrer nas eleições municipais de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito Daniel Alonso, que reconheceu o trabalho de Damasceno nos anos em que esteve a frente da secretaria.
Melo, conhecido por sua atuação combativa como parlamentar, traz consigo um histórico de realizações, incluindo a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Marília. Sua passagem anterior como secretário municipal da Assistência Social é marcada pelo desenvolvimento de importantes programas de apoio à população vulnerável, evidenciando seu compromisso com o acolhimento e encaminhamento dos mais necessitados.
Além de suas credenciais profissionais, Melo é reconhecido por seu envolvimento comunitário, especialmente em atividades ligadas à Paróquia São Miguel, onde integra o ministério da liturgia. Sua proposta de instalar um posto de atendimento ao migrante na estação rodoviária visa fornecer suporte imediato aos recém-chegados à cidade em busca de assistência.
Com o início de um período de transição, Melo assegura seu compromisso em dar continuidade ao trabalho em andamento, garantindo que todas as esferas da Assistência Social sejam visitadas e avaliadas em conjunto com o secretário Damasceno. Sua prioridade inicial será abordar questões relacionadas à população de rua, demonstrando uma abordagem abrangente e sensível aos desafios sociais enfrentados pela comunidade.
“Iremos iniciar a partir de agora um processo de transição, já que o ex-vereador e advogado Clóvis Melo aceitou o convite para integrar o nosso governo como o próximo secretário da Assistência”, explicou Daniel Alonso. Aos 71 anos de idade, Melo atua como advogado nas áreas do Direito Civil, Previdenciário e de Família. No período de 1997 a 2004 exerceu dois mandatos de vereador na Câmara Municipal de Marília. Neste período, se destacou como um parlamentar combativo e entre as conquistas que assegurou para Marília está a vinda da Delegacia da Polícia Federal. Melo foi um dos interlocutores junto ao Ministério da Justiça e Superintendência da Polícia Federal para a instalação da unidade da PF na cidade.
Entre os anos de 2009 e 2012 exerceu o cargo de secretário municipal da Assistência Social, desenvolvendo importantes frentes de trabalho no acolhimento e encaminhamento da população em vulnerabilidade social, incluindo migrantes e moradores de rua. Naquele período, a Fumares abrigava em média 60 internos, onde tinham atividades de reintegração social. Em 2012, após o período eleitoral, Melo foi convidado pelo então prefeito Ticiano Toffoli para exercer o cargo de assessor especial de Governo – função hoje desenvolvida pelo advogado Dr Alysson Alex. Mais tarde, trabalhou como chefe de gabinete do vereador José Bassiga Goda, na Câmara Municipal de Marília. Casado com Osmarisa de Oliveira há quase 45 anos, tem duas filhas (Laura e Lígia, gêmeas) e uma neta, Helena, de 10 anos de idade, filha de Lígia.
Formado em Direito pela Universidade de Marília (Unimar), Clóvis Melo é nascido em Pompeia, mas desde a infância mora em Marília, pois a família se mudou de Pompeia para a zona rural de Marília quando ele ainda era criança. Entre suas atividades voluntárias se destaca a dedicação à comunidade católica da Paróquia São Miguel, onde integra o ministério da liturgia (fiéis responsáveis em auxiliar na celebração, realizando leituras bíblicas, inclusive). Por 35 anos participou do grupo de orações da São Miguel e, ao lado de Osmarisa, ministrou cursos e treinamentos para casais nos encontros de casais com Cristo (ECC).
“Como o prefeito Daniel ressaltou, começaremos agora um período de transição e ao lado do secretário Damasceno vamos visitar todos os espaços e equipamentos da Assistência Social, conversaremos com todos os servidores e iremos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, garantiu o futuro secretário.
Uma das propostas que Melo pretende implantar é a instalação de um posto de atendimento ao migrante na estação rodoviária. “Este posto, que já tivemos no passado, será essencial para orientarmos aquelas pessoas que necessitam de ajuda logo quando desembarcam em nossa cidade”, observou. Outro foco inicial do trabalho do ex-vereador será com relação à população de rua.