Acadêmico da Unimar conquista bolsa FAPESP e reforça excelência científica do curso de Ciência da Computação

e233b712-12b8-46f7-adfe-12469ac9d3c8

A Universidade de Marília (Unimar) celebra uma importante conquista acadêmica com o acadêmico João Pedro Fusco, do curso de Ciência da Computação, o qual foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a principal agência de fomento à pesquisa científica do país.

A aprovação marca um feito inédito para o curso e destaca o compromisso institucional da Unimar com a pesquisa, a inovação e a formação científica de excelência.

Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, a conquista representa um marco histórico para a graduação.

“O curso de Ciência da Computação tem como uma de suas bases, a pesquisa científica. A gente faz esse trabalho de incentivo à pesquisa, que o professor Rafael tem conduzido no curso já há algum tempo, estimulando os estudantes a mergulharem no universo científico. Ao conquistarmos o primeiro bolsista FAPESP do curso, o que é extremamente significativo, já que se trata da principal instituição de fomento do Brasil, com um processo muito rigoroso de avaliação, ficamos muito orgulhosos”, destacou.

Reconhecida nacionalmente pelo rigor técnico e pela exigência metodológica de seus processos seletivos, a bolsa FAPESP é concedida a projetos avaliados por especialistas da área, em um sistema criterioso de análise por pares.

A aprovação do projeto do acadêmico evidencia não apenas a qualidade da pesquisa desenvolvida, mas também a maturidade científica alcançada ainda na graduação.

O coordenador ainda ressaltou que o curso já conta com bolsistas de programas internos da Unimar e também do CNPq, mas que a aprovação junto à FAPESP simboliza um novo patamar de excelência acadêmica.

“Esse resultado reforça o que sempre falamos sobre excelência. Temos alunos de altíssimo nível. O João Pedro é um aluno excelente e tenho certeza de que fará uma trajetória brilhante na área da Ciência da Computação”, completou.O acadêmico João Pedro Fusco também conta que ao longo do processo foi preciso persistência, revisões e amadurecimento científico.

“Foi difícil, não vou negar. No começo é bem complexo escrever todo o projeto no formato exigido pela FAPESP, que é uma das instituições mais respeitadas na iniciação científica. Não passou logo de cara, eles recusaram, voltou com apontamentos, mas continuei insistindo, ajustando, tentando melhorar conforme as orientações. No fim, deu tudo certo”, relatou.

Além de proporcionar apoio financeiro, a bolsa FAPESP oferece ao acadêmico a oportunidade de vivenciar de forma aprofundada a prática científica, com foco em metodologia, escrita acadêmica, análise crítica e produção de conhecimento relevante para a sociedade.

Para a Unimar, a conquista reforça sua vocação como universidade comprometida com ensino, pesquisa e inovação, formando profissionais preparados para os desafios acadêmicos e tecnológicos do futuro.

O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, destaca que mais essa conquista faz parte da excelência acadêmica que é missão da Unimar.

“A conquista da bolsa FAPESP por um de nossos acadêmicos é motivo de orgulho para toda a Unimar. Este é o reflexo do compromisso contínuo da universidade com a excelência acadêmica, inovação e formação de profissionais que não apenas se destacam no mercado, mas também contribuem de maneira significativa para o avanço do conhecimento científico no Brasil”, finaliza.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *