A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã do último domingo (dia 27), das 9h às 11h, no Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”, na zona Leste da cidade, mais uma edição do projeto “Domingo no Bosque”.

Com o tema “O Autismo não é um mundo à parte, mas parte do mundo”, o evento reuniu representantes de várias entidades, como: AMANDIM (Associação de Mães de Autistas e Neurodivergentes de Marília); APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Espaço Potencial, AADEF (Associação de Apoio a Pessoa com Deficiência), AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), Clínica Aconchego, Núcleo da Pessoa com Deficiência, Fonoaudiologia (Unesp Marília), Universo Planeta Azul, Interact e o grupo “Desbravadores Leões de Coimbra”, entre outras.

O evento também foi prestigiado pelas secretárias municipais da Cidadania, Sandra Roim, do Esportes, Lazer e Juventude, Valéria Cavecci; e pelos vereadores Vânia Ramos (Republicanos) e Delegado Damasceno (PL).
O “Abril Azul” no Bosque Municipal contou com atividades de alongamento (proferida pela fisioterapeuta Letícia, da clínica Aconchego); uma roda de conversa, sob a coordenação da psicóloga Mayara Zanchetta Redígolo; e um depoimento sobre o autismo em adultos, ministrado por Marcos de Camargo Ferreira da Silva.

O encerramento do evento foi realizado com a apresentação de danças e da cantora Camila Ribeiro.“O evento foi maravilhoso, com a participação de muitas associações e famílias.
Foi um momento especial, de abraçar a causa, em que os participantes puderam ser acolhidos e incluídos, ou seja, de promover na prática o que pensamos a respeito do tema. Além do lazer, pudemos oferecer uma maior atenção às crianças, aos jovens e adultos que estiveram no Bosque Municipal”, comentou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A programação do evento teve ainda outras atividades, como: aferição de pressão arterial; campanha de vacinação; orientações sobre nutrição e fonoaudiologia; pintura facial para as crianças (promovida por agentes comunitárias de saúde); e a conscientização sobre o combate à dengue.
“Nós queremos tornar a cidade de Marília uma referência nacional nas ações de inclusão social. Por isso, além de várias atividades relacionadas com a promoção e prevenção à saúde, vamos continuar apoiando eventos como este. Estamos muito felizes com a presença de todos”, finalizou Paloma Libanio.