As mudanças climáticas são uma realidade global, atingindo também o estado de São Paulo por meio de maiores riscos de chuvas intensas, elevação do nível médio do mar, ondas de calor, períodos de estiagem prolongados e incêndios florestais. Em meio a esse cenário, o governo do estado de São Paulo vem atuando como protagonista na condução de estratégias eficazes em resposta a eventos extremos. São ações que englobam desde iniciativas para conscientizar a população até investimentos robustos em equipamentos, infraestrutura e equipes.
Essa estratégia, que vem sendo amplamente compartilhada com a sociedade, será detalhada nos dias 4 e 5 de novembro, durante o Summit Agenda SP+Verde, um evento de preparação para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que será realizada em Belém (PA). O local escolhido para realizar o encontro é simbólico: o Parque Villa-Lobos, além de sua localização privilegiada, é uma prova de que ações em prol do meio ambiente podem gerar resultados. Afinal, a área onde hoje fica o espaço já foi ocupada por um grande depósito de lixo, até começar a ser transformada, a partir de 1989.
Projeto de longo prazo

O Summit vai contar com um palco principal e quatro palcos temáticos, além de uma área de inovação, um espaço de economia circular e de oportunidades para realizar rodada de negócios, locais para networking e visibilidade dos patrocinadores, praça gastronômica e de alimentação, ambientes de exposição e interação e setor de imprensa.
Serão debatidos quatro temas principais: Finanças Climáticas e Investimentos Verdes; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; Resiliência Urbana e o Futuro das Cidades; Transição Energética e Descarbonização.
A trilha transversal é a Economia Circular – tema, inclusive, do painel Imersão Japão: Lições do Pioneiro Asiático em Circularidade, que vai explorar os aprendizados e referências japonesas em políticas e práticas de economia circular, com exemplos de colaboração entre governo, empresas e sociedade.
O evento também detalha iniciativas diversas do governo de São Paulo, todas apoiadas pela Estratégia Climática do Estado de São Paulo, arcabouço de leis, planos, programas, projetos e ações que buscam organizar a agenda climática estadual, com a promoção de inovação e de equidade.
O objetivo é induzir o desenvolvimento multissetorial para a descarbonização da economia, bem como para aprimorar a capacidade de adaptação e resiliência do estado aos efeitos das mudanças climáticas. Assim, o governo atua de forma consistente no planejamento de soluções e estratégias de fortalecimento da resiliência de territórios e da biodiversidade.
Impulso à economia sustentável

O Summit Agenda SP+Verde conta, ainda, com uma feira de produtos sustentáveis e uma oficina de culinária regenerativa que compartilham soluções criativas, conciliando empreendedorismo e sustentabilidade.
Além disso, a programação reúne lideranças dos setores público e privado para debater temas relevantes, como soluções para a descarbonização do transporte, o papel do turismo na regeneração da natureza e na proteção das comunidades, as riquezas proporcionadas pelo bioma paulista e o potencial do estado para implementar e escalar tecnologias para uma economia de baixo carbono.
A entrada no evento é gratuita e a programação inclui uma série de shows, com a presença de Zizi Possi, Simoninha e Max de Castro, que apresentam o Baile do Simonal, coral indígena, coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e o grupo Raízes do Hip Hop.
Serviço:
Summit Agenda SP+Verde
4 e 5 de novembro de 2025, das 9h às 21h
Onde: Parque Villa-Lobos, São Paulo, SP
Entrada gratuita
Inscrições e programação completa em www.agendaspmaisverde.org.br.


											










