A aprovação unânime da isenção do IR e a bolsa brasileira

As ações brasileiras começam a quinta-feira em alta em Nova York, tentando ensaiar uma recuperação após o tombo da véspera. O Ibovespa vem de uma sequência de altas robusta, mas tropeçou na quarta-feira, enquanto deputados negociavam possíveis mudanças no projeto da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000, com cobrança de alíquota extra sobre o topo da pirâmide.

O saldo final foi a aprovação do projeto de forma unânime: 493 votos favoráveis e nenhum contrário. E dá para entender. Com a iminente aprovação, o custo político de não apoiar uma medida que beneficia 16 milhões de contribuintes seria um tiro no pé de qualquer parlamentar que queira seguir com chances nas urnas em 2026. O projeto agora vai ao Senado.

O EWZ, fundo que representa companhias brasileiras em Wall Street, ganha 0,33%. Mas, para além da digestão do IR, a Faria Lima tem pouco do que se ocupar nesta quinta-feira. A agenda econômica é fraca, em parte uma cortesia do ‘shutdown’ nos Estados Unidos. Na primeira série de indicadores cancelados está a pesquisa semanal de pedidos de auxílio-desemprego.

O dado seria importante após a divulgação, no dia anterior, de que o setor privado americano registrou demissões líquidas de 33 mil pessoas no mês passado. O anúncio fez com que as apostas de um novo corte de juros do Fed subissem a 99% – o 1% diz que a redução deve ser ainda maior, de 0,50 ponto percentual, em vez do 0,25 ponto apontado pela maioria.

Em Wall Street, os futuros do S&P 500 e do Nasdaq avançam de maneira firme. Na Europa, o índice alemão Dax chega a subir mais de 1%.

Agenda do dia

6h: Zona do euro divulga taxa de desemprego de agosto
11h: Fenabrave anuncia emplacamentos de veículos de setembro
11h30: Lorie Logan (Fed/Dallas) participa da UT Evolving Energy and Policy Landscape Conference

Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui!

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise no programa Mercado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *