*Marcos R. Loncorovici Júnior 

É comum, no dia a dia como consultor, ouvir algumas preocupações das empresas em relação ao cenário concorrencial. De fato, essa preocupação é importante e faz sentido, servindo até como reflexão: Você tem se preocupado em acompanhar ou sair na frente da concorrência? Mas essa abordagem não para por aí!

Alguns segmentos da economia têm um “calor” maior no âmbito concorrencial, ou seja, têm mais impacto no negócio. Outros, por sua vez, são mais tranquilos, variando inclusive de região. Vale dizer aqui que, na essência, concordo com a máxima de que a concorrência sadia e leal faz bem. No entanto, o problema surge quando nos deparamos com a falta de lealdade, falta de compromisso com as regras de mercado e até legislação, ou pior, falta de compromisso em gerar resultados, e aí qualquer coisa é feita pela venda. Esse é realmente um cenário desafiador e difícil de lidar!

Mas o fato é que a concorrência está presente, e é preciso estar sempre preparado para enfrentá-la. Pensando nisso, trago hoje um alerta ou uma reflexão, como queira chamar!

Diante dos rápidos avanços e da dinâmica de variáveis relevantes, como comportamento de consumo, cenário econômico, cadeia de fornecimento, entre outros, existe algo que está ao alcance de gerentes, diretores, empreendedores ou gestores: os processos de sua empresa. Isso depende de você, seja para executar, seja para pensar e agir!

Você pode pensar e até afirmar que faz isso todo dia, o tempo todo, mas será que não pode ser diferente? Como estão os processos em sua empresa? Por mais que você, como gestor e técnico do assunto e do seu segmento, domine suas rotinas inclusive as praxes das equipes, é preciso considerar que sempre se pode fazer mais.

Como você tem envolvido suas equipes e pessoas na melhoria dos processos? Tem incentivado a criatividade, colocando a equipe para pensar fora da caixa e criar diferenciais competitivos para sua empresa ? Se não o faz, faça! Valorize as ideias, crie um programa para ouvir mais as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente (como é o caso dos prestadores de serviço, por exemplo). Anote, catalogue e organize essas ideias periodicamente. Certamente, surgirão novidades e melhorias para implementar nos processos da sua empresa.

Além disso, você pode refletir sobre a cultura da sua empresa em relação à criação e definição de processos e rotinas. A forma como se pensa pode ser redesenhada quando fazemos o simples e valioso exercício de perguntar, mesmo que seja a você mesmo: Por que é feito assim? Se a resposta for “É assim porque pensamos, estudamos e avaliamos o processo”, muito bem, esse é o caminho. No entanto, se a resposta for “É assim porque me ensinaram assim”, comece a repensar desde já!

Existem outras respostas para aquela pergunta, que podem sinalizar oportunidades de melhoria, principalmente quando algum processo precisa ser criado de forma rápida e dinâmica, e não raramente, sem tempo hábil para um planejamento adequado. Situações como essa têm grandes chances de resultar em processos que não são tão racionais, práticos e econômicos quanto poderiam ser, portanto, surge a oportunidade de melhorar a forma como as coisas estão sendo feitas.

Já escrevi sobre as políticas de RH nas empresas, mas reforço a importância desse pilar em qualquer negócio. Valorizar os talentos e incentivá-los a pensar fora da caixa é essencial.

Esse esforço para repensar os processos precisa estar embasado em informações, com o suporte da controladoria ou mesmo de relatórios, mesmo que sejam mais simples, mas contendo informações suficientes para você analisar e interpretar qual é o melhor processo, considerando aspectos como tempo, custos, atendimento e tecnologia. Afinal, não troque o certo pelo incerto se “o cenário lhe parecer nebuloso”, qualquer descuido pode significar um retrocesso e resultar na perda da liderança ou no distanciamento do seu concorrente, se for o caso!

Aproveitando o gancho do risco de retrocesso e da necessidade de melhoria contínua nos processos, enfatizo que esse exercício está cada vez mais significativo nas empresas. Não apenas pelo cenário concorrencial, mas também pelo risco de estreitamento de margens, que se eleva gradativamente. Empresas que não inovarem, que não revisarem seus processos em busca de maior eficiência e produtividade, certamente ficarão para trás!

Não permita que isso aconteça onde você está. Pense adiante, busque sair na frente, conquistar diferenciais competitivos com processos eficazes. Utilize recursos tecnológicos e de inovação e não deixe de investir na sua empresa para evitar a ineficiência operacional ou a ineficiência nos resultados, correndo o risco de prejudicar a história do seu negócio!

O cenário empresarial está cada vez mais competitivo, e uma certeza é que tudo vai mudar de alguma forma! Acompanhe essas mudanças, supere seus concorrentes e não se esqueça de cuidar bem do seu negócio como um todo. Saia na frente ou, no mínimo, aproxime-se, isso é necessário. Mas sempre priorize a sustentabilidade do seu negócio!

*Marcos R. Loncorovici Júnior | Graduado em Administração, pós graduado em gestão de pessoas, finanças, marketing e gestão estratégica de negócios, consultor sócio na empresa Alicerce consultoria, Professor em cursos de Pós graduação de controladoria e finanças e representante do CRA (conselho regional de Administração)

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