No esforço contínuo para conter a propagação do Aedes aegypti e prevenir a disseminação da dengue, a Prefeitura de Tupã, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, intensificou suas ações no Jardim Morumbi, zona Norte da cidade. Na última sexta-feira (23), as equipes do Departamento executaram uma importante etapa de seu planejamento, nebulizando 307 residências na região.
Durante a operação, que faz parte de um conjunto de medidas estratégicas, foram identificados 40 focos do mosquito transmissor da doença em 11 dos imóveis visitados. Essa iniciativa visa interromper o ciclo de reprodução do mosquito, crucial para controlar a disseminação da dengue.
O processo é dividido em duas etapas fundamentais. Na primeira, os agentes de Endemias realizam visitas domiciliares em um raio de 150 metros a partir do local onde foi confirmado um caso positivo da doença. Durante essas visitas, os agentes procuram e eliminam possíveis focos de reprodução do mosquito, além de orientar os moradores sobre medidas preventivas.
Na segunda etapa, equipes compostas por três agentes coordenam a nebulização. Enquanto um agente notifica os moradores sobre a nebulização, outro verifica a condição das residências, garantindo que portas e janelas estejam abertas para o procedimento, enquanto o terceiro agente aplica o inseticida por meio de uma máquina costal. Esta fase é crucial para alcançar áreas de difícil acesso, como telhados e calhas, onde os mosquitos também podem se reproduzir.
Para aumentar ainda mais a eficácia das ações, a Prefeitura realiza uma terceira etapa de nebulização noturna, utilizando produtos específicos para atingir espaços mais altos nas residências.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Marco Antônio de Barros, chefe do Departamento de Entomologia e Endemias, ressaltou a importância da colaboração da população nesse esforço conjunto.
“São ações efetivas e que, em conjunto com a colaboração da população, podem evitar que mais casos sejam positivados em Tupã. Além dessa iniciativa da Prefeitura, é muito importante que os moradores entendam a relevância do assunto e a necessidade de todos combatermos a dengue”, disse o chefe do Departamento de Entomologia e Endemias.
O secretário Municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, reforçou a importância da cooperação dos moradores, pedindo que recebam os agentes para facilitar o trabalho.
“Infelizmente ainda encontramos resistência por parte de moradores que não permitem a entrada dos agentes nas casas. Sabemos que em alguns horários os moradores podem estar com afazeres domésticos, mas são alguns minutos do dia que farão grande diferença no combate à dengue”, ressaltou Dr. Miguel Ângelo.
Com a união de esforços entre o poder público e a comunidade, espera-se conter o avanço da dengue e garantir a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos de Tupã.