Após ficar tetraplégico e recuperar 70% dos movimentos, empresário se torna atleta e escreve ‘A inteligência emocional dos maratonistas’

WhatsApp Image 2026-01-23 at 14.59.41

Livro publicado pela Arcadia será lançado nesta 6ª-feira, dia 23 de janeiro, no coworking CW 15, em Marília, às 19 horas

A queda ocorreu de modo inesperado aos 23 anos de idade, em plena gincana, em uma hora de entretenimento e diversão. Ali, em 2004, Alexandre Henrique Sartori se sentia invencível e pronto para qualquer desafio que a vida lhe apresentasse. Jamais imaginaria que perder os movimentos das pernas e dos braços, tornando-o tetraplégico após uma gravíssima lesão na cervical, seria este desafio quase intransponível.

Mais de duas décadas depois do fato que transformou sua vida, moldando-o um preciso e assertivo atleta, agora sua história está no livro ‘A inteligência emocional dos maratonistas’, que será lançado nesta sexta-feira, 23 de janeiro, às 19 horas, no coworking CW 15, em Marília.

Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O CW 15 fica na rua Quinze de Novembro, nº 747, no centro. Publicado pela Arcadia, ‘A inteligência emocional dos maratonistas’ estará à venda no lançamento ao preço de R$ 59,90. “Trago a minha jornada de superação, principalmente a superação emocional, como uma forma de inspirar e motivar outras pessoas”, relatou Sartori, que trabalha como empresário. Maratonista, tecnicamente, é quem corre 42 quilômetros e 195 metros.

“Mas ninguém começa correndo toda esta distância. Um maratonista começa caminhando. O livro traz dicas práticas, mas não é sobre como se tornar um maratonista”, avisou o autor. Foram 12 meses de fisioterapia, muita fé, força de vontade “e um profundo mergulho no desenvolvimento da minha inteligência emocional” até conseguir recuperar 70% dos seus movimentos. “Hoje, aos 45 anos, me encontro na minha melhor versão”, garantiu.

A leitura de ‘A inteligência emocional dos maratonistas’ é para todos, atletas ou não, até porque, conforme as próprias palavras de Alexandre Sartori — que é carinhosamente chamado pelos amigos de Xande — “a corrida é muito mais que um simples esporte: ela é uma metáfora poderosa para a vida”.

A obra traz dicas para quem pensa em se tornar atleta ou maratonista, e também revela um dos aspectos mais saudáveis das corridas: a socialização. “Os grupos de corridas são motivacionais, um motiva o outro a se tornar uma pessoa melhor sempre!”, concluiu.

Serviço

‘A inteligência emocional dos maratonistas’, de Alexandre Henrique Sartori (editora Arcadia, 127 páginas — R$ 59,90)

Lançamento: 23 de janeiro de 2026, às 19h

Coworking CW15: rua Quinze de Novembro, nº 747

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *