Recursos financeiros foram garantidos mediante verbas pactuadas pela Secretaria Municipal da Saúde junto ao Governo Federal
Marília foi um dos municípios contemplados pelo Mutirão de cirurgias e exames promovido, nos últimos dias 13 e 14 de dezembro, pelo Ministério da Saúde – por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Os recursos financeiros para a efetivação dos procedimentos cirúrgicos deverão ser repassados às unidades hospitalares mediante verbas pactuadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Em Marília, foram realizadas, no total, 59 cirurgias: sendo 25 procedimentos oftalmológicos para correção de catarata na Clínica Aconchego; e 34 cirurgias promovidas na Santa Casa de Misericórdia de Marília (20 procedimentos oftalmológicos para correção de catarata e 14 intervenções ortopédicas, com implantações de próteses de joelho e de quadril).
Segundo o Ministério da Saúde, o Mutirão reuniu aproximadamente 188 hospitais – entre Santa Casas, unidades filantrópicas, universitários, entre outros serviços de saúde, em todo o país. No total, foram 61,6 mil cirurgias e exames pelo SUS. Deste número, 11,5 mil somente de cirurgias eletivas.
O Mutirão integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal, que tem o objetivo de qualificar e acelerar o acesso às consultas, exames e cirurgias no SUS.
Os atendimentos em Marília foram direcionados aos pacientes que já estavam cadastrados no sistema de regulação e aguardavam pelas intervenções cirúrgicas.
No total, foram investidos mais de R$ 140 mil para a realização dos procedimentos cirúrgicos.
“Graças ao bom relacionamento que a administração do prefeito Vinicius Camarinha tem com o Governo Federal e também na esfera estadual, nós estamos conseguindo que o nosso município faça parte das principais ações em benefício da população que mais precisa e que é atendida pelo SUS”, destacou a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.













